Início » Notícias » NATO: Suécia e Finlândia assinam protocolo
Internacional Notícias

NATO: Suécia e Finlândia assinam protocolo

nato

A NATO anunciou hoje a assinatura, em Bruxelas, dos protocolos de adesão da Suécia e da Finlândia por parte dos 30 embaixadores da Aliança.

A Suécia e a Finlândia procederam, esta terça-feira, à assinatura do protocolo de adesão à NATO, tendo os documentos sido assinados na presença dos chefes da diplomacia da Suécia, Ann Linde, e da Finlândia, Pekka Haavisto, na sede da Aliança.

“A assinatura dos protocolos de adesão lança o processo de ratificação em cada um dos países membros”, disse Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO.

A assinatura destes documentos significa que, a partir de hoje, Estocolmo e Helsínquia terão acesso às reuniões, bem como aos dados dos serviços secretos da Aliança, não estando ainda, no entanto, protegidos pelo Artigo 55, que dita que um ataque a um estado-membro é encarado como um ataque a todos.

“Hoje demonstrámos mais uma vez que esta é uma aliança aberta à entrada de novos parceiros”, realçou Stoltenberg, acrescentando que esta “foi uma escolha independente e livre dos finlandeses e suecos, com a consciência de que com a sua entrada estariam mais seguros e fortes”.

O documento de apoio à adesão de ambas as nações, aprovado pela cimeira de líderes de Madrid, foi assinado pelos embaixadores dos 30 países aliados.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade