Início » Notícias » Negociadores retomam conversações sobre programa nuclear do Irão
Internacional Notícias

Negociadores retomam conversações sobre programa nuclear do Irão

Negociadores

De acordo com a União Europeia (UE), será em Viena, na próxima segunda-feira, que os negociadores responsáveis pelo acordo relativo ao programa nuclear do Irão retomarão as conversações.

Enrique Mora, coordenador de negociações da UE, considerou, esta quinta-feira, no Twitter, que “É importante acelerar o ritmo nas principais questões pendentes (…), trabalhando em estreita colaboração com os Estados Unidos”.

Estas conversações procuram o retorno dos Estados Unidos da América ao acordo nuclear com o Irão, após terem-no abandonado unilateralmente, em 2018, afirmando que o Teerão não cumpria os requisitos.

De acordo com o Governo iraniano, após conversas “duras e intensas” entre negociadores, as delegações fizeram uma pausa, reconhecendo, no entanto, alguma evolução no processo de negociação do acordo nuclear.

Diplomatas franceses, alemães e britânicos, no entanto, num depoimento conjunto, consideraram esta paragem nas negociações uma “dececionante interrupção”, aparentemente forçada pelo chefe de delegação iraniano, Ali Bagheri.

Considerando urgente a resolução de várias questões, os negociadores europeus procuram retomar conversações ainda antes do final de 2021.

É de recordar que os negociadores voltaram a reunir-se em Viena, no mês de novembro, após uma interrupção da primeira ronda de conversações, devido à eleição de um novo presidente iraniano, em junho.

Rob Malley, negociador dos Estados Unidos da América, alertou, a semana passada, para a urgência de salvar o acordo nuclear com o Teerão, afirmando que o prazo para o mesmo se aproxima do fim, havendo, no caso de fracasso diplomático, “uma nova crise”.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade