Início » Notícias » Newcastle tem agora o dono mais rico do futebol
Desporto Futebol Notícias

Newcastle tem agora o dono mais rico do futebol

Newcastle

A fortuna dos novos donos do Newcastle United, um grupo de investimentos da Arábia Saudita, está avaliada em cerca de 10 vezes mais que a do Sheikh Mansour bin Zayed, dono do Manchester City.

Foi oficializada e anunciada, na quinta-feira, dia 7, a aquisição do clube de futebol do sul de Inglaterra, Newcastle United, depois do antigo dono, Mike Ashley, ter chegado a um acordo com grupo de investimentos da Arábia Saudita, sendo que o principal membro do mesmo, que será a cara desta compra, é Mohammad bin Salman, príncipe herdeiro daquele país.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Newcastle United FC (@nufc)

O negócio foi fechado num valor de 300 milhões de libras (cerca de 360 milhões de euros). Depois de 18 meses de negociações, a associação competente pelo principal escalão de futebol inglês concedeu permissão para o mesmo ser concluído.

Quer isto dizer que o homem que nos últimos 14 anos foi dono do clube do sul de Inglaterra, vai ser substituído na presidência pela empresária britânica e representante do fundo de investimento saudita, Amanda Staveley.

Recorde-se que o multimilionário dono da empresa Sports Direct, Mike Ashley tornou-se dono do Newcastle United no ano de 2007, salvando o clube da insolvência.

Mohammed bin Salman torna-se, assim, o proprietário de um clube de futebol mais rico do mundo, com uma riqueza cerca dez vezes superior à de Mansour bin Zayed, dono do Manchester City e, até dia 7 de outubro, proprietário mais “valioso” do desporto.

O Newcastle é o atual penúltimo (19º) classificado da primeira liga inglesa, somando apenas três pontos nos últimos sete jogos.

O clube inglês, considerado uma instituição de relevância na história do futebol britânico, já conta com quatro títulos do campeonato inglês, sendo que o último foi, no entanto, conquistado na época de 1926/1927.

Lembre-se, também, que o novo dono do clube alvinegro está implicado em diversas controvérsias, com base em acusações de violação dos direitos humanos.

Subscreva para receber as principais notícias semanais sobre Desporto e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade