Início » Notícias » Nova boca eruptiva nas Canárias
Internacional Notícias

Nova boca eruptiva nas Canárias

nova boca eruptiva

De acordo com as autoridades, o vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, que entrou em erupção no domingo, dia 19, abriu uma nova boca eruptiva perto de Tacande, obrigando a mais evacuações.

Segundo o Plano Especial de Emergências Devido a Risco Vulcânico das Canárias (Pevolca), a nova boca eruptiva do vulcão apareceu na noite da passada segunda-feira, dia 20, a cerca de 900 metros da principal, levando à solicitação de retirada da população de El Paso.

Mais de 5000 habitantes foram retirados das suas casas e evacuados, até à tarde de segunda-feira, quer pela proximidade da zona de erupção, quer pela camada de lava que cobriu diversas propriedades e habitações.

Desde o século XV, já ocorreram oito erupções vulcânicas em La Palma, tendo a última acontecido em 1971, durando 24 dias. Segundo a comissão científica encarregue de examinar o fenómeno, a mais recente expele, através de duas fissuras alinhadas, de norte a sul e a 200 metros de distância, com vários pontos de emissão.

Tacande, cidade mais próxima desta nova boca eruptiva, tem 704 habitantes, mas as autoridades não conseguem indicar um número exato de pessoas a ser despejadas e evacuadas, apesar da previsão de retirada de 5000 a 10.000 habitantes das zonas mais expostas.

Com 85.000 habitantes, La Palma é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias e encontra-se a menos de 500km da ilha da Madeira.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais. 

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade