Início » Notícias » Nova Zelândia proibirá tabaco a novas gerações
Internacional Notícias

Nova Zelândia proibirá tabaco a novas gerações

Nova Zelândia

Quem nasceu depois do ano de 2008 será proibido de comprar tabaco na Nova Zelândia, não se restringindo a uma determinada idade, mas sim durante toda a vida.

Desde mensagens de advertência a fotografias chocantes em maços de tabaco, as formas de alertar para os efeitos negativos do tabaco, bem como para desincentivar o consumo do mesmo nunca chegaram a pontos demasiado extremos.

No entanto, a Nova Zelândia tomou uma medida drástica, considerando que as atuais não eram suficientes para travar o consumo de tabaco, pelo que, quem nasceu em 2008, não poderá adquirir tabaco, deixando, assim, de existir uma idade mínima para realizar a compra, com a proibição a durar a vida toda.

A lei deverá ser promulgada no país já no próximo ano de 2022.

Segundo a ministra da Saúde da Nova Zelândia, Dra. Ayesha Verall, o objetivo desta nova lei restritiva de compra do tabaco é  “Garantir que os jovens nunca comecem a fumar”.

Esta lei insere-se num conjunto de medidas que fazem parte de um plano de repressão ao consumo de tabaco, anunciado na quinta-feira, dia 9, pelo ministério da Saúde neozelandês.

Esta medida não se vê, no entanto, livre de críticas, com Sunny Kaushal, presidente do Dairy and Business Owners Group, a considerar a nova lei “100% teoria e 0% substância”, argumentando que “haverá uma onda de crime”.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade