Os governos de Portugal e Espanha vão, esta quinta-feira, dia 28, assinar um novo Tratado de Amizade e Cooperação, na 32ª edição da Cimeira Luso-Espanhola, em Trujillo, em território espanhol, sendo que discutirão, ainda, entre ambos, os Planos de Recuperação e Resiliência (PRR).
A 32ª Cimeira Luso-Espanhola teve início pelas 12h00 (11h00 de Portugal Continental), no Castelo de Trujillo, aquando da chegada do primeiro-ministro português, António Costa, tendo este sido recebido pelo presidente espanhol, Pedro Sánchez.
De acordo com uma nota do Governo de Portugal, a reunião terá como principal tema a “mobilidade sustentável” e permitirá “aprofundar as discussões mantidas com o governo de Espanha sobre a interligação entre dois processos importantes: a implementação da Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço e a execução dos Planos de Recuperação e Resiliência”.
Outro dos principais eventos que terá lugar nesta edição da Cimeira Luso-Espanhola, naquele município na província de Cáceres, será a celebração de um novo Tratado de Amizade e Cooperação entre ambos os Governos, que será assinado por António Costa e Pedro Sánchez.
O programa do evento prevê, ainda, reuniões bilaterais setoriais, sendo que nestas cada ministro se reúne com o seu homólogo, seguidas de um encontro entre todos os membros de ambas as delegações.
Conta-se, de igual modo, com uma conferência de imprensa de António Costa e Pedro Sánchez.
Com esta assinatura de um novo Tratado de Amizade e Cooperação pretende-se renovar o anterior acordo, de 1977, que existe com o propósito final de fortalecer as relações de amizade e solidariedade entre ambas as nações ibéricas, que, na altura, tinham alcançado, recentemente, liberdade democrática.
De acordo com fontes do Governo espanhol, esta renovação do Tratado tem a finalidade de atualizar um acordo com mais de 40 anos, promovendo a discussão de temáticas mais recentes, incluindo os desafios da globalização, a igualdade de género, a luta contra a delinquência organizada e o terrorismo internacional, entre outros.
As mesmas fontes afirmam, ainda, que, dado que ambos os países são membros da União Europeia e democracias consolidadas, ambos se vão comprometer a cooperar em matérias das instituições europeias.
Agendado para o final da cimeira, está o encontro “O futuro da Europa” com 20 alunos do Instituto Politécnico de Portalegre e estudantes da Universidade da Extremadura, a partir das 18h00 (17h00 de Portugal Continental), contando com a presença de António Costa e Pedro Sánchez.
Escrito por João Serra
Adicionar Comentário