Início » Notícias » Play-off para Portugal após derrota diante da Sérvia
Desporto Futebol Notícias

Play-off para Portugal após derrota diante da Sérvia

play-off

Em jogo de qualificação para o Mundial2022, a Seleção Nacional perdeu frente à Sérvia numa partida em que apenas um empate garantia lugar na competição para a equipa das quintas. Portugal tem, deste modo, de disputar play-off.

Com o Estádio da Luz “à pinha” e num jogo em que precisava apenas de somar um ponto para garantir qualificação direta para o Mundial2022, após o empate a zeros com a Irlanda, Portugal acabou por sair derrotado diante da Seleção Sérvia no último e derradeiro jogo do Grupo A, depois de ter entrado a ganhar no encontro.

O marcador foi inaugurado logo aos 2 minutos de jogo, com Bernardo Silva a roubar a bola a Nemanja Gudelj à entrada da área dos sérvios, entregando depois para Renato Sanches que teve apenas de a ajustar e colocar, com enorme potência, na baliza de Rajković.

A Sérvia esteve, no entanto, a maioria da primeira parte por cima, e não foi para os balneários sem antes faturar, por intermédio de Dušan Tadić, que, ao receber a bola perto da área portuguesa, ajeitou para o pé esquerdo e tentou a sua sorte, com o esférico a desviar na perna de Danilo Pereira para um “frango” de Rui Patrício.

Com golos anulados e a vencer em posse de bola e número de remates, os homens de ​​Dragan Stojković foram para os balneários empatados, mas com mais razões para sorrirem que a turma de Fernando Santos que, apesar se encontrar em posição favorável para o apuramento direto, estava a com dificuldades em corresponder às expectativas.

Já a segunda parte do encontro ficou marcada por um maior equilíbrio entre ambas as equipas, mas com Portugal a insistir num jogo de contra-ataque muitas vezes travado pela defensiva Sérvia, que insistia na pressão, visto que uma vitória para os balcânicos significava a liderança do Grupo A e consequente qualificação direta para o Mundial2022.

O que mais se temia chegou tarde, mas a tempo, quando, ao minuto 90, Tadić colocou a bola no segundo poste da equipa das quinas, onde se encontravam três sérvios desmarcados, entregando para Mitrović que, de cabeça, sentenciou a partida com o 1-2.

A Seleção Sérvia assinalou, assim, a sua primeira vitória frente a Portugal, garantindo o apuramento direto para o Mundial2022.

Já Portugal foi “atirado” para posição de play-off, continuando, no entanto, a lutar por uma oitava (e sexta consecutiva) fase final do Mundial. 

Sendo cabeça de série, Portugal evita, desde já, play-off diante da Suécia, Rússia e País de Gales. Os possíveis adversários de Portugal são, deste modo:

  • Escócia;
  • Macedónia do Norte;
  • Turquia ou Noruega ou Países Baixos;
  • Finlândia ou Ucrânia;
  • Áustria;
  • República Checa.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade