Início » Notícias » “Temos vento, água, sol”, diz ministro sobre crise dos combustíveis
Nacional Notícias

“Temos vento, água, sol”, diz ministro sobre crise dos combustíveis

temos vento

Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, relembrou os recursos energéticos de Portugal, afirmando que “temos (…) vento, água, sol”, no dia em que se assinala o Dia Mundial da Terra.

O responsável pela pasta do Ambiente da Ação Climática descreveu, esta sexta-feira, as energias renováveis “como o alfa e o ómega” da política energética portuguesa.  

Duarte Cordeiro, numa publicação na rede social Twitter, relembrou que, há um ano, a União Europeia aprovou a Lei do Clima e falou sobre a guerra na Ucrânia, bem como as consequências energéticas resultantes das sanções à Rússia, afirmando que não “temos petróleo nem gás natural e queremos usá-los o menos possível”.

“Temos, em contrapartida, vento, água, sol e uma zona económica exclusiva que nos providenciam os recursos de que precisamos para atingir, a prazo, a nossa independência energética”, referiu.

Aproveitando o tema das energias renováveis, o ministro foi ao encontro das declarações de António Costa, desta sexta-feira, em Sines, no âmbito do projeto “MadoquaPower2X”, que prevê a produção de hidrogénio e amónia verdes em escala industrial.

“Sines tem essa capacidade. (…) Temos excelentes condições para ser porto de acolhimento, armazenamento ou transhipping de gás natural liquefeito, que pode vir das múltiplas rotas atlânticas”, defendeu o Primeiro-Ministro, rematando que Portugal é “o sítio certo” para a aposta em energias renováveis.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade