Início » Notícias » Variante Ómicron já estava na Europa antes de ser detetada na África do Sul
Internacional Notícias

Variante Ómicron já estava na Europa antes de ser detetada na África do Sul

Variante

A nova variante do vírus SARS-CoV-2 já andava pela Europa, mais especificamente nos Países Baixos, antes de ter sido detetada pela primeira vez na África do Sul.

Foi descoberta a nova variante Ómicron em amostras de casos positivos detetados entre os dias 19 e 23 de novembro, segundo anunciado, esta terça-feira, pelo National Institute for Public Health and the Environment (RIVM), nos Países Baixos, e avançado pela Associated Press.

Quer isto dizer que esta nova estirpe do novo coronavírus já circula no país há possivelmente 11 dias.

A informação divulgada pelo RIVM revela que a nova variante Ómicron já estava a propagar-se em continente Europeu anteriormente à deteção dos primeiros casos na África do Sul, visto que as autoridades de saúde sul-africanas reportaram a estirpe à Organização Mundial de Saúde no dia 24 de novembro. 

Esta descoberta revela, de igual modo, que esta variante já circulava nos Países Baixos antes dos casos identificados, este fim de semana, no aeroporto de Schiphol, em Amsterdão.

Segundo informa o RIVM, “ainda não é claro se estas pessoas visitaram o sul de África”, acrescentando que “Nos próximos dias, vamos realizar vários estudos sobre a disseminação da variante Ómicron nos Países Baixos” e referindo que nos próximos dias irão reanalisar amostras de testes anteriores.

Os Países Baixos registam, atualmente, um dos maiores índices de contágio da Ómicron na Europa, com 16 casos até agora confirmados.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade