Início » Notícias » Von der Leyen considera que pagamento de gás em rublos viola sanções
Internacional Notícias

Von der Leyen considera que pagamento de gás em rublos viola sanções

Von

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, reiterou que o pagamento de gás russo em rublos é uma violação das sanções impostas pela União Europeia (UE).

“Se não está previsto nos contratos o pagamento em rublos, é uma violação das nossas sanções”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, em declarações à comunicação social sobre o corte no fornecimento de gás, por parte da Gazprom, à Bulgária e Polónia.

“97% dos contratos estipulam especificamente o pagamento em euros ou dólares”, referiu.

Von der Leyen mencionou, igualmente, que “a decisão da Rússia de pedir pagamentos em rublos é unilateral e as empresas que têm contratos não devem ceder a estas exigências”.

“Tal seria uma violação das sanções e um grande risco para as empresas”, sublinhou, em resposta a uma questão sobre dez Estados-membros que terão aceitado pagar o gás russo em rublos.

Ursula von der Leyen garantiu, ainda, que a UE tem trabalhado arduamente para acabar com a sua dependência energética da Rússia.

Ainda relativamente à suspensão do fornecimento de gás, pela Gazprom, à Polónia e Bulgária, por se terem recusado a efetuar o pagamento em rublos, a presidente da Comissão Europeia assegurou que ambos os países estão a receber energia a partir dos seus Estados vizinhos.

Moscovo já anunciou que suspenderá o fornecimento a outros países, caso não acedam a este novo mecanismo de pagamento.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade