Início » Notícias » Xi Jinping pede “mais estabilidade e certeza” a Olaf Scholz
Internacional Notícias

Xi Jinping pede “mais estabilidade e certeza” a Olaf Scholz

xi jinping

O presidente da China, Xi Jinping, solicitou, ainda, a Olaf Scholz, chanceler alemão, uma relação bilateral “construtiva e saudável”.

“Tanto a China como a Alemanha são duas potências com influência significativa. Dado o momento turbulento, devemos desenvolver um relacionamento bilateral construtivo e saudável, que beneficiará ambos os países e também contribuirá para a paz em todo o mundo”, afirmou o chefe de Estado chinês, ao telefone com o chanceler alemão, de acordo com um comunicado oficial do Governo da China.

“O desejo da China de fortalecer as relações com a Alemanha permanece intacto. Devemos fazer bom uso dos mecanismos de diálogo e cooperação em questões como mudança climática, cadeias de produção, políticas macroeconómicas, estabilidade financeira e segurança energética e alimentar”, disse.

Xi Jinping mencionou, igualmente, que “a Alemanha é bem-vinda para participar no desenvolvimento de iniciativas globais de segurança”.

O líder chinês abordou também as relações do país com a União Europeia, considerando que as mesmas não devem depender ou ser controladas por um terceiro país”, referenciando os Estados Unidos.

O mesmo comunicado refere que Olaf Scholz garantiu que  a Alemanha deseja “manter uma relação estreita com Pequim a todos os níveis”.

Relativamente às tensões na Ucrânia, Xi Jinping argumentou que todas as partes devem “fazer todo o possível para evitar que o conflito aumente ou se expanda, o que levaria a uma situação inimaginável”, insistindo que a China sempre esteve “do lado da paz”.

Desde o começo do conflito em solo ucraniano, a China tem mantido uma posição ambígua, opondo-se às sanções aplicadas à Rússia, mas declarando que a soberania e as “preocupações de segurança” de cada nação devem ser respeitadas.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade