Início » Notícias » Zelensky pede para falar com Xi Jinping
Internacional Notícias

Zelensky pede para falar com Xi Jinping

zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou que pediu “oficialmente uma conversa” com o chefe de Estado chinês, Xi Jinping.

Volodymyr Zelensky afirmou, na quarta-feira, dia 3, que pretender “falar diretamente” com Xi Jinping sobre a invasão da Rússia a solo ucraniano, tendo esperanças de que a China mude a sua posição no conflito.

“Gostaria de falar diretamente. Tive uma conversa com Xi Jinping que foi há um ano atrás”, disse o presidente da Ucrânia, em entrevista ao jornal chinês “South China Morning Post”, acrescentando que, desde “o início da agressão em grande escala a 24 de fevereiro, pedimos oficialmente uma conversa, mas nós não tivemos qualquer conversa com a China, apesar de eu acreditar que isso seria útil”.

Zelensky descreveu, ainda, a China como um “Estado muito poderoso”, bem como uma “economia poderosa”, argumentando que, se o governo de Xi Jinping avançasse com sanções contra o Kremlin, a Rússia ficaria “completamente isolada economicamente”.

“Estou confiante de que, sem o mercado chinês para a Federação Russa, a Rússia sentir-se-ia completamente isolada economicamente. É algo que a China pode fazer: limitar o comércio até que a guerra termine”, realçou.

“Hoje, a China está a equilibrar-se e adere à neutralidade. Direi honestamente que esta neutralidade é muito melhor do que a China juntar-se à Rússia”, considerou.

Subscreva para receber notícias semanais e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade