Início » Saúde e Beleza » Andar de bicicleta: Quais os benefícios?
Fitness Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Andar de bicicleta: Quais os benefícios?

Andar de bicicleta

Uma atividade saudável para os músculos e um dos exercícios favoritos do seu coração. Mas esses não são os únicos benefícios de andar de bicicleta. Saiba mais sobre o que esta simples, mas relaxante, atividade faz ao seu corpo, e não só.

Uma das conclusões de um estudo alemão, elaborado por um grupo de investigadores da Universidade Alemã do Desporto, é que andar de bicicleta é benéfico para o corpo e para a mente. 

A investigação afirma que “As pessoas que andam de bicicleta regularmente poupam muitas visitas ao médico. Muitas pessoas com problemas como dores de costas, excesso de peso ou doenças cardiovasculares, podiam desfrutar de muitos anos de boa saúde se usassem a bicicleta mais vezes”.

Antes de pedalar

Antes de dar ao pedal deve, no entanto, tomar todas as precauções, como fazer alongamentos, sobretudo destinados a aquecer a zona das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço.

Estes conselhos aplicam-se tanto a pedalar ao ar livre como em bicicleta estática, pelo que, se tomar a decisão de andar de bicicleta no exterior, deve também utilizar capacete e colete refletor.

Benefícios de dar ao pedal

As pessoas que andam de bicicleta tendem, não só a desenvolver um corpo mais saudável, como também uma mente mais sã, tornando-se mais resistentes a patologias emocionais, como a depressão. No entanto, os benefícios são imensos:

Coração mais forte

Andar de bicicleta reduz o mau colesterol e o risco de enfarte em cerca de 50%.

Uma benção para as costas

O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais.

Ótimo para os joelhos

Com a bicicleta os seus joelhos ficam protegidos, visto que cerca de 70% do corpo gravita sobre o selim.

Um favor que faz à carteira

A bicicleta como principal método de deslocação já se tornou algo frequente em várias cidades europeias. Para além de saudável, permite uma poupança significativa, já que é o meio de transporte mais económico, dado que não consome combustível e raramente (ou nunca) precisa de ir ao mecânico.

Tempo e resultados

Segundo especialistas, se está a pensar em dispensar algum do seu tempo para o ciclismo, o ideal seria passar três horas por semana a andar de bicicleta. Quanto mais tempo pedalar, mais fica a ganhar.

10 minutos – Melhoria articular

20 minutos – Reforço do sistema imunitário

30 minutos ­– Melhorias a nível cardiovascular

40 minutos – Aumento da capacidade respiratória

50 minutos – Aceleração do metabolismo

60 minutos – Controlo de peso e ação antistress

Aqui pode ler mais informação sobre a prática e os benefícios que traz!

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade