Início » Saúde e Beleza » Arando: a fruta que aprimora o cérebro e reduz o colesterol
Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Arando: a fruta que aprimora o cérebro e reduz o colesterol

arando

Segundo um grupo de investigadores, o arando é um forte aliado contra os níveis altos de colesterol e doenças cerebrais.

Uma equipa de especialistas da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, conduziu um estudo que concluiu que o consumo frequente de arando pode baixar os níveis de colesterol e melhorar a memória, bem como atenuar o desenvolvimento de demência.

Publicada na revista científica “Frontiers in Nutrition”, a investigação envolveu cerca de 60 indivíduos com idades compreendidas entre os 50 e 80 anos, sendo que metade dos mesmos foi desafiada a consumir arando em pó diariamente (perto de 4,5 gramas) ao longo de duas semanas. 

De acordo com os investigadores, os exames concluíram que as pessoas que apresentavam melhor circulação sanguínea no cérebro foram mais eficientes em testes de memória, apresentando 9% menos mau colesterol no sangue, comparativamente ao grupo de controlo.

Os especialistas aproveitaram para notar que níveis altos de colesterol podem endurecer as artérias, o que pode formar placas e reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro, sendo que isso “pode, em parte, contribuir para piorar a cognição e a oxigenação do órgão”.

A Organização Mundial de Saúde aponta que existam cerca de 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número este que pode alcançar os 75.6 milhões no ano de 2030 e quase triplicar em 2050.

Saiba também que sintomas de varíola-dos-macacos deve ter em conta.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade