Início » Saúde e Beleza » Bactérias na urina podem indicar cancro na próstata
Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Bactérias na urina podem indicar cancro na próstata

bactérias

Investigadores indicam que algumas bactérias podem contribuir para o aparecimento de tumores agressivos, especialmente na próstata.

Uma investigação publicada na revista científica “European Urology Oncology”, afirma que certas bactérias encontradas na urina podem indicar cancro da próstata agressivo.

Os especialistas acreditam, assim, que esta descoberta pode ajudar na deteção e prevenção do tumor, mesmo não tendo sido concluído se é a própria bactéria a responsável pela formação do cancro.

Os investigadores analisaram mais de 600 pessoas com e sem cancro da próstata, deparando-se com a presença de cinco variedades de micro-organismos comuns em amostras de urina e de tecidos de indivíduos cujos tumores progrediram e se tornaram agressivos.

Duas das novas espécies de bactérias encontradas pelos especialistas foram apelidadas Porphyromonas bobii e Varibaculum próstatacancerukia.

Segundo Rachel Hurst, investigadora da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e responsável pelo estudo, entre “as coisas que ainda não sabemos é se essas bactérias estão a causar cancro ou se estamos perante uma resposta imunológica deficiente que permite o seu crescimento. Mas esperamos que as nossas descobertas e trabalhos futuros possam levar a novas opções de tratamento, para retardar ou impedir o desenvolvimento de cancro da próstata agressivo”.

Sabia que um grupo de investigadores descobriu uma proteína que permite prever a eficácia da quimioterapia em pacientes com cancro da mama? Leia mais!

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade