Início » Saúde e Beleza » Cinco frutos secos ótimos e ricos em ferro
Nutrição Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Cinco frutos secos ótimos e ricos em ferro

cinco frutos secos

O ferro é um nutriente essencial para o transporte de oxigénio no corpo, bem como para o desenvolvimento das células e produção de hormonas.

Diversos frutos secos são excelentes fontes de ferro, especialmente para as pessoas que se abstém de comer carne, o que ajuda a prevenir problemas de saúde, como a anemia ou doenças cardiovasculares.

Por essas razões, elaborámos uma lista de cinco frutos deste tipo ricos em ferro e ótimos para juntar numa salada, sobremesa ou até para comer num final de tarde. 

É importante referir, no entanto, que a absorção de ferro proveniente de ingerir qualquer um destes frutos deve ser complementada com uma alimentação rica em proteínas, como carnes ou peixes, ou com alimentos ricos em Vitamina C, como o bróculo ou o tomate.

1 – Pistáchio

PISTACHIO (noun) definition and synonyms | Macmillan Dictionary

O pistáchio é um fruto seco amigo das pessoas com um colesterol mais elevado, devido às gorduras benéficas que contém.

Uma fruta ótima para saladas, ou com uma cerveja com os amigos, o pistáchio é, também, ótimo para a digestão e é uma excelente fonte de ferro, com cerca de 7mg do nutriente por cada 100g.

2 – Passa de Uva

Descubra como é feita a uva passa - Revista Globo Rural | Hortifruti

Uma fruta espetacular para vários momentos, nomeadamente a passagem o Ano Novo, a passa de uva é um eficaz e doce fonte de ferro.

Benéfica para a regulação intestinal, bem como para o coração e o fortalecimento imunológico, este fruto seco, obtido através da desidratação da uva, contém nele cerca de 2,4mg por cada 100g, e combina bem com saladas e, sendo doce, várias sobremesas, principalmente pequenos bolos, como muffins.

3 – Damasco seco

11 Incríveis Benefícios do Damasco Seco para a sua Saúde - Empório Vila  Oliva

Mais um fruto seco que ajuda no processo de digestão, o damasco seco faz maravilhas com níveis de ferro do seu corpo.

Para além de ajudar na produção de hemoglobina, esta fruta é riquíssima em potássio e contém 5,8mg de ferro por cada 100g.

É, também, ótima em saladas de fruta e numa taça com um misto de frutos secos, pois atribui um equilíbrio de sabores devido ao seu gosto doce.

4 – Amêndoa

5 benefícios da amêndoa para a saúde - Tua Saúde

Um dos mais populares frutos secos, especialmente na cultura portuguesa (e na Páscoa), a amêndoa é mais uma das cinco frutas desta lista com alto teor de ferro, sendo ótima para dietas hipercalóricas, bem como para quem procura um boost protéico na alimentação.

Espetacular em todo o tipo de refeições, desde pratos e saladas a sobremesas, este fruto contém 4,1mg de ferro por cada 100g, e é ótimo para prevenir e tratar problemas como a osteoporose e hipertensão arterial.

5 – Ameixa seca

Descubra quais são os benefícios da ameixa seca

Por último, mas não menos importante, temos a ameixa seca, ótima para combater a regulação intestinal e combater a prisão de ventre, bem como para baixar o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares.

Riquíssima em ferro e fibra, a ameixa seca é uma solução deliciosa e doce para qualquer salada de fruta, bolo ou sobremesa e contém 3mg de ferro por cada 100g do fruto seco.

Para uma lista das porções de ferro em alguns frutos, aceda a este link.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade