Início » Saúde e Beleza » Especialistas descobrem inflamação associada à covid-19
Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Especialistas descobrem inflamação associada à covid-19

especialistas

Um grupo de especialistas da Fiocruz Minas, do Brasil, e de Harvard, nos Estados Unidos, realizou um estudo onde foi descoberto um anticorpo que gera uma reação negativa ao sistema imunitário.

Um artigo publicado na revista científica “Galileu” conclui que o novo coronavírus, ao entrar no nosso organismo, desencadeia uma infeção, levando à produção de um anticorpo específico, com o nome afucosilado. 

Este anticorpo consegue neutralizar o coronavírus, fazendo com que o mesmo não invada as células epiteliais do pulmão, ativando, no entanto, o processo de fagocitose gerado pelos monócitos, que são células de defesa do organismo.

Estes monócitos, quando digerem o vírus, ativam inflamassomas (complexos de proteínas), morrendo, através de um mecanismo chamado piroptose. Através deste processo de defesa do organismo, o mesmo começa a produzir novas células, produzindo uma cascata inflamatória.

Segundo Caroline Junqueira, uma das especialistas responsáveis pelo estudo, os “monócitos em piroptose estouram e libertam componentes que dão sinais de perigo ao organismo. Com isso, o sistema de defesa recruta outras células e, quanto mais recruta, mais inflamação vai ocorrer. Ou seja, os monócitos conseguem agir abortivamente, de forma a impedir a replicação do vírus, mas isso ocorre por meio do processo de piroptose, que causa uma imunopatologia, que é quando a defesa é prejudicial ao organismo hospedeiro. Isso porque as células que morreram causam uma tempestade de citocinas, gerando mais inflamação”.

O artigo destaca, ainda, que nenhuma das vacinas contra a covid-19 promove a produção deste anticorpo, dado que o mesmo apenas é produzido pela infeção.

O estudo foi originalmente publicado na revista “Nature“.

Sabia que homens que usam Viagra correm maior risco de serem afetados por doenças oculares graves? Leia mais.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade