Início » Saúde e Beleza » Flor de Sal: O que é e quais os benefícios do seu consumo?
Nutrição Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Flor de Sal: O que é e quais os benefícios do seu consumo?

flor de sal
flor de sal

A flor de sal entrou definitivamente no nosso vocabulário gastronómico, mas saberá em que é que consiste este alimento e quais os benefícios do seu consumo para o organismo?

O que é?

Ao contrário do que possa pensar quem nunca ouviu falar da expressão “flor de sal”, deve referir-se que não se trata de uma “verdadeira flor”, mas antes do nome que se dá aos primeiros cristais de sal que se formam e permanecem na superfície das salinas e que, por norma, são recolhidos manualmente.

A recolha é feita diariamente nos dias mais quentes quando, nas salinas tradicionais, se forma uma película de cristais também conhecido por nata ou coalho de sal, cristais que são depois secos ao sol.

Desta forma obtém-se um produto de qualidade, pequenos cristais de sal – micro cristais, numa massa branca e cristalina e que, para além de ser um alimento gourmet muito em voga, apresenta vários benefícios para a sua saúde.

Benefícios da flor de sal

No elencar do rol de benefícios da flor de sal para a saúde, começamos logo pelo tipo de processamento. Ao contrário do sal marinho de consumo que passa por um processo de lavagem, centrifugação e secagem pelo calor da combustão, moído e crivado e pode ainda estar sujeito a processos de branqueamento químicos, seca ao sol e embalada diretamente

Em função deste “não processamento”, apresenta-se como uma excepcional fonte natural de ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre, minerais uteis e necessários ao equilíbrio do organismo.

Ainda que estes benefícios tornem a flor de sal numa alternativa ao sal refinado, o seu consumo deve ser doseado. Por dia, não se deve ultrapassar 1 colher de chá, equivalente a cerca de 4 a 6 gramas.

Como utilizar flor de sal na alimentação?

Tal como o sal refinado, a flor de sal pode ser utilizada como tempero dos seus cozinhados, porém, devido à sua composição (cristais brancos e quebradiços), não deve ser levada ao fogo porque irá perder a sua textura crocante e o seu suave aroma que acentua o sabor dos alimentos.

Assim, deve utilizar-se no tempero saladas e só adicioná-la aos alimentos no final da confecção. Como o sabor da flor de sal é muito mais concentrado do que o sal refinado, deve procurar adicionar pequenas quantidades aos seus cozinhados.

Apesar de poder utilizada na aromatização de pratos de peixe ou carne, acaba por ver as suas propriedades realçadas, especialmente, nas saladas, por isso, acabamos o nosso artigo com uma receita simples e fresca de salada de courgette com maçã.

Salada de courgette e maçã

Ingredientes:

Meia courgette;

4 folhas de alface;

1 cenoura;

1 Maçã;

1 pitada de flor de sal;

1 colher de chá de vinagre de vinho branco;

1 colher de sopa de azeite de alecrim.

Modo de preparação:

Lavar os legumes, colocar a alface numa taça e juntar a cenoura e a courgette raladas. Lavar e fatiar a maçã e acrescentar. Temperar e servir como acompanhamento ou prato principal numa refeição leve.

Aqui temos uma receita de Mousse de Chocolate com Flor de Sal.

Publicidade

Publicidade