Início » Saúde e Beleza » O espinafre é um ótimo aliado na preservação do cérebro, diz estudo
Nutrição Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

O espinafre é um ótimo aliado na preservação do cérebro, diz estudo

espinafre

De acordo com um estudo, o espinafre é um ótimo alimento para manter a saúde do cérebro, ajudando a retardar doenças neurodegenerativas.

Segundo uma investigação realizada por um grupo de especialistas do Instituto de Saúde dos Estados Unidos, os espinafres não ajudam só o Popeye, mas também o nosso cérebro.

Publicado na revista científica “Neurology”, o estudo conclui que existem três antioxidantes que diminuem o risco de demência, sendo que dois deles (luteína e zeaxantina) marcam presença em diversos vegetais de folha verde, como o espinafre. Por sua vez, a outra substância (beta-criptoxantina) está presente na laranja e no mamão.

Para a realização desta investigação, o grupo de especialistas analisou amostras de sangue de mais de 7.000 indivíduos, com idades acima dos 45 anos, que foram acompanhados durante 16 anos. 

Constatou-se, no entanto, que os efeitos dos antioxidantes foram menores quando outros elementos foram considerados, como os níveis de atividade física, nível de escolaridade ou salário.

Os investigadores avisam, igualmente, que mais estudos são necessários para compreender melhor como estas substâncias afetam o envelhecimento do cérebro.

Sabia que está a ser testada uma vacina em forma de spray nasal? Leia mais!

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade