Início » Saúde e Beleza » “Runner’s High”: afinal o que é?
Fitness Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

“Runner’s High”: afinal o que é?

Runners high

Existem dados científicos recentes que ajudam a perceber o porquê de certas pessoas sentirem uma sensação de euforia após sessões intensas de exercício físico, denominada runner’s high.

De acordo com a conclusão de uma investigação publicada na revista científica Cannabis and Cannabinoid Research, realizar exercício físico pode fazer disparar os níveis das moléculas responsáveis por manter o equilíbrio do nosso cérebro e corpo, as endocanabinóides.

Segundo o grupo de cientistas responsável pelo estudo, este boost químico natural pode auxiliar na explicação dos efeitos benéficos, quer a nível físico como mental, resultantes da prática de exercício físico, bem como a sensação de euforia denominada runner’s high.

A neurologista Hilary Marusak, da Wayne State University School of Medicine, nos Estados Unidos, argumenta, num artigo publicado no The Conversation, que o corpo tem a capacidade de criar as suas versões de canabinóides, isto é, endocanabinóides.

De acordo com Marusak, estas moléculas minúsculas compostas por lípidos ou gorduras circulam no cérebro e no corpo e aliviam a dor, o stress e a ansiedade, através da sensação de euforia causada pela prática de desporto.

Leia também sobre alguns alimentos que auxiliam na redução dos níveis de açúcar e na diminuição do risco de diabetes tipo 2!

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade

Publicidade