Início » Herald Social » Leitura, um hábito repleto de benefícios
Saúde e Bem-Estar

Leitura, um hábito repleto de benefícios

Ao contrário do que muita gente crê, a leitura não é sinónimo de “não fazer nada”. Para além da imersão num mundo novo, a leitura apresenta inúmeros benefícios para quem a tem como hábito adquirido.

Melhor memória, enriquecimento do vocabulário ou a promoção da empatia, são alguns dos sete benefícios da Leitura que agora lhe vamos dar a conhecer. Venha connosco e desfrute do prazer de ler um bom livro.

Benefícios da Leitura

1 – Aumenta o Vocabulário

Em cada frase, paragrafo ou página, depara-se com um admirável mundo novo de palavras nunca antes lidas. Este input de novo vocabulário é imediatamente registado pelo seu cérebro permitindo-lhe alargar o seu léxico e melhorar a forma como exprime as suas ideias.

2 – Exercita a Memória

Ler um romance implica, desde logo, um esforço de concentração para que não perca na trama ou confunda personagens. E enquanto o faz naturalmente e sem esforço, está a exercitar a sua memória. Quanto mais informação apreende e retém mais facilmente consegue recorda os acontecimentos do dia-a-dia.

3 – Fica a conhecer mais

Ler é alimentar o cérebro com novas informações. Sempre que se depara com algo novo, o seu cérebro cataloga o novo conhecimento e armazena-o, mesmo que aquilo que acabou de ler não lhe pareça muito relevante.

Esta informação, quando menos espera, poder-lhe-á vir a ser muito útil em situações futuras, como uma entrevista de emprego ou durante um debate, por exemplo.

4 – Promove a empatia

Apesar de ler ser um hábito solitário, um estudo de dois investigadores holandeses mostrou que a leitura de narrativas ficcionadas influencia características própria da condição humana como a capacidade de criar empatia.

5 – Agiliza o cérebro e desenvolve o pensamento crítico

Seja porque consegue resolver o enredo e ler aquilo que o autor não escreveu, mas quis transmitir, bons hábitos de leitura acabam por estimular o surgimento de um pensamento ágil e critico. Quanto mais lê, mais estimula a capacidade de estabelecer conexões.

6 – Reduz o stress

Ao concentrar a sua atenção, ler faz com que deixe os probelmas em segundo plano ajudando-o, deste modo, a reduzir o nível de stress e até a ter um perspetiva mais positiva sobre a vida.

7 – Ajuda a prevenir doenças e aumenta a esperança média de vida

Corpo são em mente sã, assim reza o mote romano. Se a pratica de uma atividade física fortalece o corpo, ler funciona para o cérebro como o seu desporto predileto e são vários os estudos que o indicam. 

A Leitura estimula os “músculos” do cérebro e torna-os mais fortes, podendo atuar como fator preventivo em doenças degenerativas como o Alzheimer e, no caso de pessoas com profissões intelectualmente mais desafiantes, diminui a propensão destas para o desenvolvimento de patologias neuro-degenerativas.

Isto acaba por ter um impacto não só na qualidade de vida de cada um de nós, como também na esperança média de vida. De acordo com o que um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, revelou, as pessoas que leem um livro durante 30 minutos por dia têm, em média, mais 2 anos de vida que aqueles que não o fazem.

Aproveitamos para indicar a visita à Feira do Livro de Lisboa que acontece até o próximo 12 de Setembro de 2021.

Publicidade

Publicidade