Início » Saúde e Beleza » Seis alimentos que lhe podem estar a causar enxaquecas
Nutrição Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Seis alimentos que lhe podem estar a causar enxaquecas

seis alimentos

Apesar de existirem alguns tratamentos que aliviam as dores causadas por enxaquecas, é sempre bom ter conhecimento do que podemos fazer para evitá-las a todo o custo. Ora, segundo o site Tua Saúde, existem alguns alimentos que podem causar estas terríveis dores de cabeça, pelo que organizámos uma lista de seis alimentos que podem ser responsáveis pelas enxaquecas que sentimos.

1 – Chocolate

É com muito pesar que informamos que este doce amado por muitos, pouco ajuda para resolver o problema das enxaquecas, podendo ser, até, um grande contribuinte para as mesmas.

Uma das teorias que explica o porquê do chocolate causar dores de cabeça afirma que o alimento aumenta os níveis de serotonina no sangue, um neurotransmissor ligado à origem das enxaquecas. É algo, no entanto, que não está 100% comprovado.

2 – Carnes processadas

Todos sabemos que carnes processadas (e outros alimentos) conseguem ser prejudiciais para a saúde a vários níveis.

No entanto, este tipo de alimentos pode ser a origem das enxaquecas que sentimos. Carnes como o presunto, o bacon ou a salsicha contêm nitritos e nitratos (compostos utilizados na preservação de alimentos), que aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos, podendo causar, deste modo, enxaquecas.

3 – Álcool

O facto de este tipo de alimento poder estar na origem de enxaquecas pode não ser surpresa para ninguém. 

Isto acontece, nomeadamente, com bebidas alcoólicas como o champanhe, o vinho tinto, o vinho branco e a cerveja, que são dotadas de propriedades vasoativas e neuroinflamatórias.

4 – Lacticínios

Queijos, leite, iogurte: produtos muito adorados, especialmente na culinária portuguesa. Todavia, podem estar relacionados com episódios de enxaquecas que por vezes sentimos.

Estes alimentos contêm um composto derivado do aminoácido tirosina, chamado tiramina, que pode contribuir para enxaquecas.

Queijos amarelos como queijo azul, brie, e cheddar têm elevadas quantidades deste composto.

5 – Cafeína

Todos adoramos uma chávena (ou caneca) de café para começar o dia, mas sabia que esta pode estar relacionada com enxaquecas? 

Bebidas com alto teor de cafeína, como o café, o chá preto ou refrigerantes, podem desencadear crises de enxaquecas.

É importante referir, no entanto, que isto varia consoante a pessoa, visto que quantidades moderadas de cafeína, em algumas pessoas, pode ajudar a aliviar dores de cabeça, dadas as suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

6 – Glúten

Nem o glúten é muito simpático, e por isso aparece nesta lista de seis alimentos que podem estar na origem das nossas enxaquecas.

Comidas com trigo, centeio ou cevada, como pão, massas ou pizzas, podem causar enxaquecas a pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca, isto é, a alergia à própria proteína.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade