Início » Saúde e Beleza » Vírus pode ser transmitido mesmo depois de cinco dias em isolamento
Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Vírus pode ser transmitido mesmo depois de cinco dias em isolamento

vírus

De acordo com a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido, os indivíduos que foram recentemente infetados com o vírus da covid-19, tendo permanecido cinco dias em isolamento, ainda o podem transmitir.

Segundo revela a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês), citada pelo jornal “The Guardian”, uma em cada sete pessoas infetadas com covid-19 pode transmitir o vírus mesmo depois de permanecer cinco dias em isolamento e obter um resultado negativo em testes rápidos.

Segundo revela Lawrence Young, virologista da Universidade de Warwick, “a percentagem de pessoas contagiosas quando libertadas do autoisolamento aumentou de 5% [após 10 dias] para 15%”. “Ao reduzir o período de isolamento para cinco dias corremos o risco de pessoas altamente infecciosas regressarem ao trabalho ou à escola”.

Recorde-se que estes novos dados surgem após Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, ter afirmado, na última segunda-feira, que estará a ponderar reduzir o período de isolamento de sete para cinco dias para pessoas com esquema vacinal completo.

Já em território português, a redução de 10 para sete dias do isolamento dos infetados com Covid-19 assintomáticos ou com sintomas ligeiros e para os contactos de alto risco já se tornou uma realidade.

Os contactos de alto risco fazem isolamento de sete dias e testes ao terceiro e sétimo dias, sendo que, caso o último se apresente como negativo, podem sair do isolamento profilático.

Leia também sobre a sensação de euforia que algumas pessoas sentem após realizarem sessões intensas de exercício físico, denominada “runner’s high“!

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade