Camané, Mário Laginha e Aline Frazão são alguns dos nomes agendados para um concerto celebrativo dos 100 anos do escritor.
De acordo com a Fundação José Saramago (FJS), em comunicado, esta iniciativa nasceu retomando uma ideia de “há alguns anos”, quando se “desafiou alguns músicos a prepararem concertos a partir de leituras que tivessem feito ao longo da sua vida, acrescentando a esse desafio o de comporem temas a partir de Saramago e Pessoa”.
Para o concerto desta quinta-feira, dia 3, “convidaram-se músicos para darem a ouvir alguns desses temas ou outros que tenham escolhido a partir da obra de Saramago”.
A FJS sublinhou ainda que este será um “concerto em que a música em língua portuguesa se cruza com a literatura de José Saramago, celebrando a sua obra, celebrando-as”.
O espetáculo no S. Luiz de celebração aos 100 anos de José Saramago contará com nomes como Camané, Aline Frazão, Luís Pastor, Mário Laginha, Marco Oliveira, Martín Sued e Marco Santos, Jangada de Pedra, Mitó Mendes, Paula Oliveira, Rita Maria e Cristina Branco, em vídeo.
Segundo a FJS, Saramago fortaleceu a sua relação com a música “ao longo da vida através da escuta de compositores diferentes, muitos do universo da música clássica, mas outros, muitos também, oriundos de outros géneros musicais”.
O autor de “Memorial do Convento” é o único escritor de língua portuguesa distinguido com um Nobel da Literatura, recebido em 1998.
Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre cultura, entretenimento e campanhas especiais.
Escrito por João Serra