Quantcast
DicasFormação & Carreira

Riscos e vantagens de contratar um freelancer para a empresa

contratar freelancer

O mercado de trabalho está em constante mutação. São várias as mudanças que permitem acompanhar uma constante evolução num universo bastante competitivo. A solução de recorrer a serviços de um freelancer é uma estratégia bastante comum, que ajuda a entidade a garantir que as tarefas necessárias são realizadas por um preço adequado.

Várias empresas recorrem a isso para terem um serviço regular de um profissional altamente qualificado, sem terem que pagar um salário a alguém para realizar algumas tarefas que são importantes, mas que não são requeridas a tempo inteiro. 

A opção de contratar um freelancer pode ser bastante benéfica, mas também pode implicar riscos. Fique a conhecer as vantagens de contratar um freelancer para a sua empresa e também os aspetos menos positivos dessa escolha.

Vantagens de contratar freelancer

Um freelancer é alguém que trabalha por conta própria mediante um sistema de prestação de serviços para indivíduos ou empresas. 

Existem vários profissionais que realizam trabalho freelancer. O mesmo pode ser realizado em diversas áreas, por exemplo: editores, tradutores, profissionais de marketing, designers, web developers, copywriters, entre outros. 

Este tipo de profissionais pode realizar um serviço valioso, cumprindo algumas tarefas indispensáveis para uma empresa, sem ser necessário disponibilizar um salário. 

Redução de custos

O freelancer tende a trabalhar em sua casa, embora em determinadas circunstâncias, possa ser necessário o serviço ser realizado nas instalações da empresa. 

Sendo realizado na residência da empresa, há menores gastos com a realização desse serviço. Será mais barato contratar o serviço desse profissional do que ter alguém nos quadros a fazer esse serviço.

Maior especialização

O freelancer é um trabalhador especializado num nicho do mercado. Ele especializou-se na realização de tarefas mais específicas. Logo, o seu trabalho revela-se altamente qualificado, o que se torna numa enorme mais-valia para a empresa que requer esse serviço. 

Mais liberdade nas formas de pagamento

O freelancer é um trabalhador mais flexível, sendo possível negociar como ele irá receber pelos serviços realizados. Geralmente, este profissional não impõe as regras mais rígidas que as agências e as firmas costumam impor quando disponibilizam alguém para realizar esse serviço. Embora ele possa identificar um valor pelas tarefas, poderá apenas receber parte da remuneração no início, reservando a outra parte para o final. 

Diversidade de profissionais 

Uma empresa pode obter os serviços de vários profissionais diferentes ao contratar freelancers, com percursos distintos. É possível contratar para determinadas tarefas mais específicas e pelas horas por dia / semana de que se necessita. 

Redução de custos

Como não há as mesmas obrigações para com os freelancers, nomeadamente no que diz respeito a determinados direitos que os trabalhadores com contrato têm (seja segurança social, subsídios de férias ou de Natal, subsídio de refeições ou de transporte), as empresas poupam significativamente ao contratar estes profissionais. 

Flexibilidade horária 

Este tipo de profissional gere o tempo à sua maneira. Como não está sujeito a horário laboral, apenas estabelece um dead line para cumprir com a sua tarefa. Naturalmente, tudo faz para cumprir com a data prometida. Até pode trabalhar mais horas por dia para conseguir entregar o trabalho na hora indicada.

Melhor comunicação e menos burocracia 

Quando se contrata um freelancer, a empresa faz o pedido do que pretende. Posteriormente, estipula-se um deadline para a entrega do trabalho. Geralmente, o trabalho é entregue antes desse prazo se esgotar. Por isso, a empresa só tem de aguardar pela execução do trabalho.

Desvantagens de contratar freelancer

Mas também há desvantagens em contratar um freelancer…

Falta de integração 

Geralmente, o trabalhador freelancer tende a ter pouco conhecimento da cultura da empresa. Em alguns casos, o seu trabalho pode ser prejudicado devido a esse desconhecimento, não existindo uma representação tão profunda da empresa. 

Menor controlo da atividade do trabalhador

Em comparação com o trabalhador contratado, o freelancer tem uma liberdade que impede a empresa de ter o máximo controlo sobre a sua atividade. Desta forma, não é tão fácil acompanhar o desenvolvimento do trabalho.

Trabalhador muito requisitado

O trabalhador freelancer pode distrair-se com as diferentes tarefas acumuladas e os diferentes dead lines para gerir, o que aumentará a possibilidade de atrasos na entrega dos serviços pedidos. 

Confiabilidade e Profissionalismo

Quando se contrata freelancers baratos, pode-se estar a contratar pessoas que não estão totalmente comprometidas com o projeto. Se estes profissionais que cobram taxas muito baixas se encontram a trabalhar em diversos projetos em simultâneo podem dar prioridade a trabalhos que surjam e que sejam mais bem pagos. 

Ora, essa realidade pode fazer com que os prazos estabelecidos não sejam cumpridos o que pode causar atrasos significativos no projeto. Naturalmente, a reputação e a credibilidade da empresa poderá sair prejudicada.

Riscos Legais e de Segurança

Contratar freelancers que disponibilizam determinados serviços a preços baixos pode expor a empresa contratante a riscos legais e de segurança. Se o freelancer não for sério, nem possuir os direitos autorais sobre o trabalho que entrega à empresa, esta pode ter de lidar com consequências legais.

Trabalhar com freelancers pode revelar-se uma excelente alternativa quando se contrata um profissional qualificado e comprometido com a tarefa. Ter alguém experiente a realizar uma tarefa que domina com mestria pode fazer a diferença no sucesso de uma empresa. Contudo, nem sempre se acerta no profissional. Por vezes, pode fazer-se a escolha errada e lidar com as consequências de um trabalhador que não consegue garantir a apresentação de um trabalho de qualidade a tempo e horas. 

No momento de avaliar a contratação de freelancers, convém fazer uma análise criteriosa do profissional. Para garantir uma parceria bem-sucedida, que garanta resultados de qualidade para o projeto da sua empresa, deve contratar alguém com experiência, que tenha um portfólio que evidencie a sua qualidade e que apresente avaliações de clientes anteriores que promovam a sua contratação. 

Desta forma, no momento de equacionar a contratação de freelancers, a empresa deve evitar cair na tentação de optar pelo profissional mais barato. Caso haja essa disponibilidade para garantir os serviços de um trabalhador com experiência na realização da tarefa, que tenha qualidade e garanta profissionalismo, a contratação de um freelancer não só se justifica, como se recomenda.

Related posts
CarreiraFormação & Carreira

Vantagens de estudar no estrangeiro (e também desvantagens…)

DicasFormação & Carreira

Dicas para aproveitares o teu estágio ao máximo

CursosFormação & Carreira

Cursos para desempregados: conheça as opções disponíveis

Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Home Office com saúde: dicas para quem trabalha em casa