O melhor festival de banda desenhada do país regressa entre os dias 18 e 29 de outubro. O AmadoraBD passará por diversos locais da cidade, entre os quais o famoso Ski Skate Park.
O 34.º festival de banda desenhada AmadoraBD arranca já esta quinta-feira e procura misturar uma celebração dos clássicos da arte com a introdução a vários autores contemporâneos. O título atribuído ao tema deste ano? “Clássicos Intemporais”!
Este ano, o evento volta ao popular Ski Skate Park, na Amadora, onde ficará o núcleo central de exposições, a principal área comercial, de lançamentos e de sessões de autógrafos e ainda uma zona dedicada a gaming. A galeria municipal Artur Bual e a Bedeteca da Amadora serão também palco de várias outras exposições de arte.
Espaços e programa
Um dos primeiros destaques desta edição do AmadoraBD é o corredor central da principal área de exposições, com paredes totalmente preenchidas com diversos letreiros portugueses em néon, resgatados pelo Letreiro Galeria, um projeto fundado em 2015 e dedicado à preservação desta “perdida” arte comercial.
Entre as várias exposições que “abençoarão” o evento (muitas delas assinalam importantes aniversários), destacam-se os 45 anos do famoso gato devorador de lasanhas, “Garfield”, os 60 anos da lendária franquia brasileira, “A Turma da Mônica”, e os 85 anos do herói que tudo começou, o “Super-Homem”.
Esta edição do AmadoraBD contará ainda com exposições dedicadas ao artista português Derradé e ao ilustrador e escritor espanhol Miguelanxo Prado, bem como várias áreas em volta de peças individuais de autores nacionais, que incluem desde esboços a desenhos originais (“As muitas mortes de Laila Starr”, de Filipe Andrade, “O Grande Gatsby”, de Jorge Coelho, “Vale dos Vencidos, de José Smith Vargas, e “Estes Dias”, de Bernardo Majer).
Na verdade, Bernardo Majer é um dos mais destacáveis convidados do evento, visto que conquistou, em 2022, o prémio de melhor BD portuguesa, com a referida obra, cujo título remete para uma canção da artista alemã Nico. Este é um álbum que reúne histórias criadas no decorrer da pandemia.
Relativamente à área comercial, a mesma prepara-se para receber 14 editoras, tal como a passada edição, ficando, no entanto, diversos projetos editoriais fora da lista de admitidos ao festival, revelando uma excedente de candidaturas.
“Em dez dias não é possível apresentar tudo o que foi a BD nacional este ano, mas achamos que esta é a forma indicada de o assinalarmos. Somos a plataforma de divulgação destes autores, são dias muito intensos e muito curtos; que sejam proveitosos para os autores, editores e para a comunidade da BD”, revela a diretora, Catarina Valente, em conversa com a Agência Lusa, aqui citada pelo “Observador”.
Em 2022, o AmadoraBD contou com a presença de 15.000 a 20.000 visitantes, números estes que a organização têm em vista repetir na 34.º edição do lendário evento.
São ainda convidados os autores Maurício de Sousa (“A Turma da Mônica”), Bob McLeod (“The New Mutants”), Mick Gray (“Batman & Robin”), Chloé Cruchadet (“Mauvis Genre”), entre outros.
Haverá ainda exposições de Marta Teives e André Letria, localizadas na Galeria Municipal Artur Bual, e uma área dedicada aos 75 anos de Tex Willer, famosa personagem de banda desenhada western, na Bedeteca da Amadora.
De recordar ainda que o AmadoraBD vai atribuir prémios aos melhores livros publicados no país ao longo do último ano. Os vencedores serão anunciados no domingo, dia 22 de outubro.