Entenda como funciona uma garrafa térmica e que critérios deve ter em conta na altura de escolher uma.
Inventada pelo escocês James Dewar, no século 19, a garrafa térmica tem, essencialmente, uma tarefa: a de reduzir a troca de calor entre o conteúdo do recipiente e o ambiente, preservando o calor de bebidas como café ou chá durante horas.
Mas como funciona esta garrafa? Existem três maneiras de transferência térmica entre meios: a condução, um contato entre um corpo quente com um corpo frio, a irradiação, ou emissão de radiação infravermelha com poder de aquecimento, e a convecção, o fluido mais quente sobe e o mais frio desce.
As garrafas térmicas domésticas são compostas por uma espécie de cilindro, chamado êmbolo, feito de vidro e de paredes duplas, sendo que estas atuam como um mau condutor de calor. No processo de fabricação, o ar é retirado do espaço entre estas duas paredes (cerca de 1cm), de modo a criar uma espécie de vácuo. A base das garrafas conta sempre com uma camada de algum material isolante.
As paredes de vidro são revestidas por nitrato de prata, para que fiquem totalmente espelhadas, com o objetivo de refletir as ondas eletromagnéticas, prevenindo a troca de calor por radiação.
As tampas, geralmente de borracha ou plástico, também têm um bom isolamento térmico e devem permanecer bem fechadas.
No entanto, quando se compra uma garrafa térmica, devem ser tidos em conta diversos fatores. Em primeiro lugar, pense qual é o tamanho ideal para a sua garrafa térmica. Se optar por uma muito grande, mas acabar por a usar com pouco líquido, a mesma será pouco eficaz.
Em segundo lugar, quererá perceber se prefere investir numa garrafa mais cara, com revestimento metálico, ou ficar por modelos mais baratos, com revestimento à base de plástico.
Outro dos fatores a ponderar é a quantidade de vezes que vai utilizar a garrafa térmica ao longo do dia. Vai pegar frequentemente na mesma? Ou vai deixá-la em cima da mesa durante longos períodos de tempo? Consoante a sua resposta, o modelo que comprar terá de ser diferente.
Por último, a finalidade da garrafa também tem peso na decisão, dado que, se preferir bebidas frias, deverá apostar numa garrafa em inox.