O festival IndieLisboa chegou com a sua 20ª edição, trazendo consigo o melhor do cinema independente.
Repleto de filmes, documentários, longas e curtas-metragens e produções de animação, o festival IndieLisboa arrancou hoje, celebrando 20 anos e contando com um número recorde de filmes: 314, divididos por várias secções!
Tens 12 dias para descobrir tudo o que esta edição tem para oferecer, com o festival a encerrar portas apenas no dia 7 de maio.
O evento conta ainda com uma secção para os mais novos (entre os 3 e os 15 anos de idade), o IndieJúnior, com vários documentários, filmes de animação e projetos de ficção de diversas partes do mundo.
O festival IndieLisboa traz ainda o LisbonTalks, com meets sobre cinema, masterclasses, conversas e debates, ao longo de todos os dias do evento. A noite também será animada, com o IndieByNight a oferecer festas relacionadas com os temas de filmes da secção IndieMusic, que liga o cinema independente à música, com títulos como “Little Richard: I Am Everything”, de Lisa Cortes, ou “Miúcha, A Voz da Bossa Nova”, de Liliane Mutti e Daniel Zarvos.
Relativamente à competição nacional deste ano, a mesma contará com mais de 20 filmes, como “Rosinha e Outros Bichos do Mato”, de Marta Pessoa, o filme de duas partes “Mal Viver/Viver Mal”, de João Canijo, “Cidade Rabat”, de Susana Nobre, a curta “Dildotectónica”, entre outras produções.
A programação tem ainda um “momento” dedicado aos 50 anos do 25 de Abril e ao “Trabalho e movimento sindical”, com filmes de nomes como António Campos, Harun Farocki e Manoel de Oliveira.
O festival IndieLisboa traz ainda a categoria Cinema-Cidade, que, de acordo com a organização, “põe em evidência ligações e ruturas entre o centro urbano e a periferia, através de uma seleção de filmes que trabalham questões como o urbanismo social, o desenraizamento ou a violência e a integração”.
O último dia do evento oferece o programa Cinema na Piscina, que terá lugar na Piscina Municipal da Penha de França.
Para saberes mais sobre locais (Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Culturgest, etc.), bem como sobre sessões, ingressos de acesso ao festival e as diferentes secções do mesmo, podes clicar aqui e aceder ao website oficial do evento!