Quando falamos em fondue, o que te vem à cabeça? Ainda que a controvérsia seja generalizada, podemos distinguir vários tipos de fondues.
Mas uma coisa é certa: O fondue teve origem na Suíça. Depois, claro, as suas variações foram acontecendo ao longo dos anos e os países reinventaram outras técnicas e criações. Mas a Suiça pode mesmo declarar-se a criadora do fondue.
Algumas curiosidades sobre o fondue:
- Comer fondue, seja os três tipos mais conhecidos de uma vez só ou somente um deles requer todo um ritual: como a panela certa!
- A expressão fondue vem do termo francês, que significa derreter ou fundir.
- Dizem que a primeira vez que foi feita um fondue de queijo foi na Segunda Guerra Mundial. Mas há quem diga que foi antes… No entanto, achamos que nunca vamos saber!
- O fondue de queijo fica ótimo acompanhado de vinho branco.
- Os queijos usados para fazer o fondue são gruyère, emmental ou gouda. Mas há quem prefira outros como o taleggio, brie ou camembert. É ao gosto de cada um.
- Já o de carne fica perfeito com vinho tinto.
- Atualmente, dizem que o fondue de chocolate é o mais popular do mundo, e começou assim a ser servido em muitos restaurantes como sobremesa.
- Ninguém resiste ao de chocolate, verdade? (nós concordamos)
A boa notícia é que se estiveres por Lisboa, temos algumas sugestões de restaurantes onde servem fondues que tens mesmo de experimentar.
E para agradar todos os gostos, deixamos-te sugestões dos três tipos mais conhecidos, e tu escolhes qual é que preferes experimentar… primeiro!
Restaurantes em Lisboa:
- Bistro Edelweiss, no Príncipe Real
O Bistro Edelweiss traz um pouco da Suíça à cidade de Lisboa. Do queijo aos Rösti, este é o espaço ideal para se provar um pouco daquele país. O Chef Ädu Wahlen combina o melhor da sua formação na escola de hotelaria suíça de Thun com as tradições camponesas da sua região nativa do Emmental.
- Dom queijo, no Campo Grande
Da Serra, São Jorge, de Azeitão, parmesão, brie, roquefort, amanteigados, curados ou azuis, entre vários outros portugueses, italianos, espanhóis ou franceses. Os queijos são a grande especialidade no restaurante de Lisboa que se tornou mesmo um ponto de paragem obrigatório para todos os fãs do laticínio que lhe dá nome.
- Vasku’s Grill, Lisboa
Seja ao almoço ou ao jantar, uma das coisas que mais une as famílias, pelo menos as portuguesas, é a partilha da mesa, principalmente quando se tem comida boa. Aqui, as estrelas são as carnes, sejam elas argentina, brasileira, uruguaia ou angus portuguesa. Pode encontrá-las em pedras quentes ou fondues, as especialidades da casa.
Curioso? É marcar já mesa para a família e experimentar esta iguaria!
- Fondue, no Barreiro
Aqui não há dúvidas da especialidade, não é verdade? O Fondue, um clássico no Barreiro com mais de 40 anos de serviço e história. No Restaurante, há todos os ingredientes para deixar-se encantar com o prazer, do único e original, fondue grelhado de carnes exóticas. E esta? De Lisboa ao Barreiro é um instantinho!
Se o fondue não é para ti, tens aqui mais variedades de restaurantes por descobrir em Lisboa!