Quantcast
Cultura & ViagensViagens

Inverno em Portugal: locais para visitar

Inverno em Portugal: locais para visitar

Apesar das temperaturas mais baixas, o inverno em Portugal pode ser uma época fantástica para visitar o país. As paisagens ficam cobertas de neve, as cidades ficam decoradas para o Natal e há muitas atividades e eventos para aproveitar.

Com uma variedade de destinos de inverno que vão desde serras cobertas de neve até cidades históricas encantadoras, Portugal oferece uma gama diversificada de atividades e paisagens para os visitantes desfrutarem.

As temperaturas médias no inverno em Portugal ficam em torno de 8 graus Celsius, mas podem cair abaixo de zero em algumas regiões. A chuva também é mais frequente nesta época do ano. No entanto, mesmo com as temperaturas mais baixas desta época, poderá sentir o calor das almas portuguesas, visitar os monumentos mais incríveis, descobrir a cultura do país, a história, as paisagens e a tão deliciosa gastronomia.

Seja para uma estadia prolongada, ou apenas uma escapadinha de Inverno, apresentamos abaixo 5 cidades, sugerimos-lhe 5 locais fascinantes a visitar em Portugal numa escapadinha de inverno:

Serra da Estrela 

A Serra da Estrela é provavelmente um dos locais a visitar no inverno em Portugal mais populares. Uma vez que é o ponto mais alto de Portugal continental, com 1993 metros de altitude, é coberta por neve em quase todos os invernos. 

Assim, a estação de ski da Serra da Estrela torna-se um destino ideal para os amantes de desportos de inverno. Situada na pequena aldeia de Manteigas, é uma das maiores e mais modernas estações de Portugal.

Mas não fiques pela estância da Torre, bem no topo da montanha, com as suas típicas casas de pedra, e parte à descoberta da vida na serra. Explora algumas das aldeias mais bonitas de Portugal, como Belmonte ou Castelo Rodrigo. 

O Museu do Pão em Seia é outro dos pontos de interesse que deves visitar, de modo a saborear os tradicionais pães de centeio. Para acompanhar estes, não te esqueças de provar os produtos típicos da região como o famoso queijo da Serra e os enchidos.

Gerês

A natureza é a essência do Gerês. Posto isto, cabe a cada um decidir se pretende uma escapadinha relaxada ou uma repleta de aventuras. Se preferes a primeira deves visitar as Termas do Gerês, famosas pelas suas propriedades curativas.

Por outro lado, para os amantes de atividades ao ar livre, o inverno é uma das melhores alturas para visitar o Parque Nacional Peneda-Gerês. Sem multidões e sem pressas, podes fazer canyoning, passeios de jipe ou algo mais tranquilo, como os trilhos pedestres para explorar cascatas, matas ou necrópoles megalíticas.

Óbidos

Óbidos é uma vila medieval fortificada que fica a cerca de 80 quilómetros de Lisboa. No inverno é decorada com luzes e enfeites natalícios, tornando-se no destino favorito das crianças. Enquanto os miúdos planeiam a carta ao Pai Natal, faça uma pausa para chocolate. Os mais novos podem recuperar energias com uma chávena de chocolate quente e os adultos podem aproveitar para experimentar a tradicional ginja de Óbidos servida em copo de chocolate.

Por certo, Óbidos é muito mais que a Vila Natal mais famosa do país. Aproveita a rica história e cultura desta vila e visita os vários museus e monumentos históricos. Além disso, vê a vista do topo da muralha ou explora o comércio local na Rua Direita.

Porto

O Porto é uma das cidades mais charmosas de Portugal, e o inverno é uma época especial para visitá-la. As ruas e praças da cidade ficam mais vazias e tranquilas, e as temperaturas em torno de 10 graus Celsius, tornam a caminhada mais agradável. 

O centro histórico é património mundial da UNESCO e abriga monumentos imperdíveis como a Sé, a Estação de São Bento, a Torre dos Clérigos e o Palácio da Bolsa. Mas fora do centro há muitos pontos de interesse da cidade como a Fundação de Serralves, a Casa da Música ou a famosa Livraria Lello.

Nos intervalos de percorrer as ruas do Porto, não te esqueças de provar os pratos tradicionais como a francesinha ou as Tripas à Moda do Porto. Também podes dar um salto às caves na outra margem do Douro e provar o saborear o icónico Vinho do Porto.

Pico

A ilha do Pico, a segunda maior e a mais alta do arquipélago dos Açores, é um dos mais extraordinários lugares para conhecer no inverno em Portugal. Na ilha montanha, onde se ergue o ponto mais alto do país, a união improvável do basalto negro e da vinha formam a Paisagem da Cultura da Vinha, património mundial da UNESCO.

Se as condições atmosféricas permitirem, sobe os 2351 metros da montanha do Pico e observa a paisagem. Do topo, para além do mar imenso, avistam-se as outras ilhas do Grupo Central: Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa.

Durante a tua estadia na ilha, não deixes passar a oportunidade de visitar o Museu do Vinho, o Museu da Indústria Baleeira e o Museu dos Baleeiros. Ou melhor, participa tu mesmo na observação de baleias e golfinhos.

Related posts
Cultura & ViagensFestivais

Festival Gastronomia de Bordo. Já ouviu falar?

Cultura & ViagensEventos

Web Summit: o evento que apresenta o futuro da tecnologia

Cultura & ViagensFestivais

Doclisboa 2024: 22º Festival Internacional de Cinema

CulturaCultura & Viagens

The Nomad World Fest'24: um evento sobre o futuro do trabalho