Depois do sucesso da edição de 2023, o festival Chefs on Fire regressa a Lisboa, desta vez na noite de réveillon. Sabe mais sobre este evento, que combina a arte culinária com o fogo e a música.
Aquele que é considerado o melhor festival gastronómico do país — o Chefs on Fire — acontece pela primeira vez em Lisboa, mas é também a primeira vez que acontece numa passagem de ano, prometendo a todos os participantes uma experiência de degustação de pratos deliciosos e muita diversão.
Réveillon Chefs on Fire
Esta iniciativa inovadora reúne os melhores chefs nacionais e internacionais a cozinhar exclusivamente com fogo, fumo e lenha, à volta de um fire pit de 90 metros quadrados.
A iniciativa surgiu em 2019 e realizou-se pela primeira vez em Cascais. A vila acolheu também a segunda, terceira e quarta edições do Chefs on Fire. Entretanto, o conceito já passou por Aveiro, Vila Nova de Foz Côa e Maldivas.
Agora vai estrear-se em Lisboa para celebrar a entrada no ano novo. Este evento irá ocorrer entre as 20 horas do dia 31 de dezembro de 2023 e as 4 da madrugada de dia 1 de janeiro de 2024. O local escolhido para a ocasião foi o IDB Rooftop, que só abre regularmente durante os meses de verão. O terraço panorâmico do IDB Lisbon vai receber 12 chefs portugueses que irão preparar os pratos com recurso ao fogo para 1500 pessoas.
Os Chefs do festival
Os pratos de carne ficarão a cargo dos chefs Inga Martin (Go A) — que irá confecionar uma mistura de sabores que engloba foccacia, barriga de porco e Szechuan. A esta juntam-se os chef Pedro Monteiro (Tasca Baldracca), Vítor Adão (Plano) — com o seu borrego assado com arroz de miúdos —, Tiago Penão (Kappo e Izikaya) — que irá confecionar tonkotsu ramen de leitão.
Já o chef João Diogo (Mãe) preparará porco e marmelos, enquanto a chef Nikita (Casa Celmar) cozinhará lulas com açorda de gengibre. Cabe ao chef Rafael Santos (Cera), servir pão chato, parfait de tamboril e moreia.
Nas sobremesas vais poder provar as criações de Leonor Godinho (Vago) — com o seu icónico dióspiro grelhado, com caramelo fumado e crumble — e Márcio Baltazar, com a sua proposta de maçã, nozes e queijo. Pela noite dentro a ceia estará assegurada com as tostas-mistas feitas por Hugo Brito (Boi Cavalo).
Animação
A abertura da pista de dança na maior sala interior do IDB Lisboa contará com os Moullinex GPU Panic.
Ainda no fim de noite de 31, o festival será animado pelos concertos de Bateu Matou e Throes + The Shine.
Mais tarde, os Disque Disse Collective, acompanhados pela artista Anya, prolongam a festa até de madrugada.
Como adquirir entrada?
Os bilhetes para este Réveillon Chefs on Fire estão à venda online, a partir de 100€ (incluem seis doses de comida e quatro concertos). Caso queira participar apenas na festa, sem provar os pratos dos chefs, terá de pagar 50€ e entrar depois da uma da manhã.