Um país cheio de culturas e monumentos históricos está rodeado por quatro mares, sendo eles o Mar Negro, o Mar da Marmára, o Mar Egeu e o Mar Mediterrâneo. Além disso, a Turquia faz fronteira com 8 países como a Grécia, Armênia, entre outros.
Aventura-te nesta visita guiada que preparamos para ti!
A cultura Turca
E que tal conhecer um pouco desta cultura? Sim, o povo turco ainda preserva e pratica vários hábitos antigos.
- A água no chão
Na Turquia quando algum familiar está de partida para o trabalho ou para realizar algum tipo de lazer, é habitual deitar um balde de água para o chão, pois segundo a tradição o mesmo proporciona boa sorte e segurança.
- O casamento Turco
Para que seja feita uma união entre duas pessoas na Turquia, é necessário que o noivo se desloque até à casa do noiva, formalizando assim com a família o acordo pretendido. De seguida é realizada uma festa de modo a anunciar o noivado, e para a mulher receber o anel de noivado designado por “O Tal”.
Uma noite antes do casamento, as mulheres organizam uma festa de Henna, onde a noiva carrega um véu vermelho enquanto recebe uma pintura nos pés e nas mãos, enquanto dançam e cantam canções. A família da noiva fica encarregue de todos os custos, no entanto, a família do noivo pode proporcionar alguma ajuda.
Antes do dia da festa é exibido o dote dos noivos, que é composto por roupas, jóias e objetos para a casa, sendo assim colocado primeiro na casa da mulher e em seguida na do homem. Nos casamentos turcos é habitual ver o noivo com uma fita vermelha em volta do pescoço para receberem presentes que normalmente são referentes a moedas de ouro.
Também é comum observar a noiva a pisar o pé do noivo no final da cerimónia.
- Comemorações
Os turcos não têm hábito de comemorar o natal devido à pouca percentagem de população cristã residentes no país, porém o Dia da Criança é bastante comemorado e destacado, pois é um festival celebrado desde 1920.
- Objetos típicos
Um dos objetos mais adquiridos pelos turistas são os tapetes turcos, que destacam-se pela sua qualidade e pelos padrões bordados no mesmo.
Importante: Para evitar qualquer tipo de problemas durante a passagem pelo aeroporto, é aconselhável pedir e guardar as faturas de compra dos produtos.
Cidades a visitar e respetivos monumentos
- Ancara
A grande capital da Turquia está localizada no centro do país, que abrange cerca de 15 cidades e vilas, sendo caracterizada pelo seu clima semiárido. Além disso, o Museu de Arqueologia Anatólia é uma das grandes atrações turísticas do país.
Tudo nasceu com o desejo de Ataturk de erguer um museu hitita. Nos dias de hoje o museu abriga salas de trabalho, bibliotecas, salas de conferências, entre outros.
O museu contêm uma variedade de exposições sobre a arqueologia da anatólia, coleções de moedas, tesouros culturais, e muito mais para ver.
- Éfeso
A cidade de Éfeso está situada nos arredores Selçuk, fundada pelos gregos no século X, florescendo assim durante o Império Romano, de modo a ser a maior cidade do império depois de Roma.
Um dos pontos que chama bastante a atenção na cidade de Éfeso, é a conservação dos seus monumentos que encontram-se em ótimo estado, destacando assim o edifício do antigo teatro, entre muitos outros. As antigas casas da população nobre dão-te a oportunidade de observar os mosaicos, as pinturas, os afrescos, e alguns objetos que a nobreza possuía.
A Rua dos Curetes contêm um asfalto personalizado em mármore, de forma a cobrir uma rede de esgotos completa. Além disso, a partir desta rua consegues visualizar as habitações da população nobre citada acima.
- Capadócia
Sendo uma das atrações mais conhecidas e procuradas de toda a Turquia, os balões de ar quente realizam os passeios pelos ares da Capadócia e têm como objetivo proporcionar uma experiência inesquecível aos turistas, fornecendo assim uma vista para o nascer do sol, as características da região, pequenas vilas, entre outras paisagens.
Além disso, o Museu a Céu Aberto de Göreme (Göreme Open Air Museum) também é uma das grandes atrações que foi criado para conservar e apresentar a história local, assim como os indícios dos primeiros habitantes da região. Este monumento histórico é preservado pela UNESCO.
Pratos tradicionais
- Esfiha Turca
Com origem nos países asiáticos, a esfirra/esfiha é caracterizada por ser um pão aberto recheado de carne picada, cordeiro, entre outros sabores exóticos. Na Turquia encontras uma deliciosa esfirra destacada pela sua massa leve, confecionada em formato oval, misturando assim os sabores do oriente e do ocidente.
- Manti Turco
Inspirada na culinária italiana, o Manti Turco é uma versão de carne envolvida em uma massa, sendo assim servida acompanhada de iogurte fresco e manteiga derretida. Esta receita é polvilhada com ervas picadas e flocos de chile.
- Pizza Turca
Confecionado a partir de um pão achatado e assado no forno a lenha, esta pizza pode ser recheada com queijo, carne, vegetais, entre outros recheios. Além disso, muitos restaurantes especializados em produzir este prato, optam por servir o mesmo acompanhado de um ovo partido por cima.
Doces tradicionais
- Delícias Turcas
Conhecida também como Lokum, esta delícia é confecionada com amido de milho e açúcar, sendo assim cortados geralmente em cubos. Existem vários tipos de coberturas para este doce, como por exemplo açúcar polvilhado, flocos de coco, pistache, pétalas rosa, entre outros.
- Muhallebi
Encontrada no livro de receitas Mehmet Bin Mahmud Chirvânî do século XV, a sobremesa Muhallebi é uma espécie de pudim leite, confecionado à base de arroz, açúcar, leite, farinha de arroz, e amido ou sêmola, sendo assim uma das delícias mais populares no Oriente Médio.
- Baklava
Desenvolvida durante a época do Império Otomano, a sobremesa Baklava é confecionada com camadas de massa de filo, recheada com nozes e adocicada com uma calda ou com mel.
Para visitares a Turquia e navegares com todo o vapor pelas suas ruas, ajudamos-te a organizar a tua mala de viagem para desfrutares desta aventura. Clica neste link para saberes todas as informações.