Quantcast
Cultura & ViagensViagens

Quais os melhores souvenirs para se comprar em viagem?

melhores souvenirs

As viagens são experiências enriquecedoras. Quem tem a oportunidade de explorar a aventura de viajar sabe que há muitas aprendizagens a obter. Conhecer os locais e as pessoas desperta-nos emoções e permite-nos obter diferentes conhecimentos. Além disso, há ainda a possibilidade de trazer um pedaço desses lugares fantásticos connosco, comprando os melhores souvenirs.

Muitas pessoas aproveitam a oportunidade para trazer consigo souvenirs. Estas pequenas lembranças que se trazem das viagens que fazemos podem servir para decorar a nossa casa, criando um gatilho de memórias sobre um local que nos fez feliz. 

Muita gente coleciona souvenirs. Trata-se de uma forma criativa de ter uma amostra dos locais onde se esteve. Há também quem opte por oferecer aos familiares, amigos, colegas de trabalho, servindo como um pequeno mimo, como se fosse a partilha de um pedaço da sua felicidade.

Iremos partilhar contigo alguns dos melhores souvenirs que se podem comprar, no mundo e em Portugal!

Souvenirs do mundo

Em todo o mundo, é possível encontrar os mais diversos souvenirs. Todos belíssimos e a servir de recordação de uma determinada região do globo. 

É encantador perceber que, por mais pequenos que sejam, todos eles são capazes de nos remeter para uma dada cultura ou memória histórica. Trazê-los connosco é trazer um pouco desse destino na nossa algibeira.

Íman

Muitos viajantes colecionam ímanes com alusão aos destinos que visitam. Este tipo de souvenir é bastante popular. 

Na casa de muitas pessoas, há um conjunto vasto destes elementos a decorar frigoríficos que apresentam um verdadeiro mapa com os destinos onde foram vividos bons momentos. Por isso, o íman tinha de estar nesta lista dos melhores souvenirs para decorar a casa.

Porta-chaves

Os porta-chaves também podem ser comprados na maioria dos países. Eles estão entre os melhores souvenirs, porque se tratam de itens que apresentam monumentos emblemáticos das cidades visitadas. 

Quem viaja para Nova Iorque (EUA) pode comprar um porta-chaves com a Estátua da Liberdade. Quem viaja para Roma (Itália) pode ter um porta-chaves com o Coliseu.

Globo

Tal como acontece com o porta-chaves, o globo decorativo também revela um ponto de atração icónico da cidade. 

Esta peça decorativa apresenta diferentes características (neve, purpurinas, outras) que a tornam bastante atrativa, para miúdos e graúdos (com uma criança dentro de si). 

Desta forma, não se podia elaborar uma lista dos melhores souvenirs sem este item que pode ser usado para decorar a casa.

T-shirts

Vestir algo com o nome de uma cidade que se visitou permite evidenciar o apreço com que se ficou pelo local. 

Uma t-shirt imperdível para quem viaja para Nova Iorque é uma que contenha a informação: “I ♡ NY”. Ela serve de exemplo para outras demonstrações de afeto com outras cidades. Muitas dessas t-shirts apresentam um monumento famoso do destino visitado. 

Bijuteria

Podemos visitar diferentes países e há sempre peças de bijuteria que nos deixam rendidos. Estes itens encontram-se nesta lista dos melhores souvenirs, porque relevam muitas das qualidades que as pessoas que habitam esses destinos (cidades, vilas, aldeias) apresentam.

Artesanato

Ao nível do artesanato, podemos encontrar objetos que retratam o talento local. 

Quem tem espírito aventureiro e gosto por viagens, pode apresentar uma decoração bastante exótica, se for colecionando peças de artesanato de países muito afastados. 

É possível apresentar peças de artesanato muito diferentes nos diferentes continentes (África, Europa, Ásia, América, Oceânia).

Souvenirs em Portugal

Em Portugal há produtos locais de elevada qualidade. Produtos nacionais como o vinho do Porto, a ginjinha, o azeite, o mel, a doçaria conventual servem de exemplo. Todos retratam os bons sabores portugueses. 

Embora possam revelar-se bons presentes e proporcionar bons momentos na boca, acabam por desaparecer rápido. Nesta lista, iremos apresentar produtos com outra longevidade.

Eis alguns dos melhores souvenirs portugueses que fazem as delícias dos estrangeiros que visitam Portugal.

Estátua de Nossa Senhora de Fátima

A ligação de Portugal à religião é inegável e está presente nos mais variados livros de história. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima revela-se um elemento que promove essa ligação de uma forma singular, pois é um dos principais santuários marianos a nível mundial.

Este destino é bastante visitado por portugueses e estrangeiros. A sua popularidade é revelada no número de visitantes que recebe por ano, cerca de seis milhões de visitantes. Muitos turistas que visitam este santuário não resistem a comprar uma estátua de Nossa Senhora de Fátima.

Produtos em cortiça

Portugal produz cerca de 50% da cortiça mundial. Por isso, este produto é bastante usado pelos portugueses na realização de diversos artigos. Há carteiras, malas, sapatos, tapetes de pilates/yoga, (entre muitos outros produtos), feitos em cortiça. São souvenirs excelentes para quem visita o nosso país.

Azulejos 

A azulejaria portuguesa está presente nas fachadas de alguns dos edifícios mais icónicos de Portugal. A beleza dos monumentos com azulejos deslumbra os estrangeiros que nos visitam. Os azulejos azuis e brancos são dos melhores souvenirs nacionais.

Sardinhas 

As sardinhas encontram-se a ser vendidas como elementos decorativos em diversas cidades portuguesas. Elas estão entre os melhores souvenirs de Portugal, porque são verdadeiramente encantadoras. Há exemplares vendidos em várias cores. Difícil é escolher o mais bonito.

Galo de Barcelos

O Galo de Barcelos tornou-se num símbolo da identidade nacional. Este item é um souvenir de sucesso há muito tempo. Mesmo os portugueses que vivem “lá fora” têm um (ou mais), como forma de manter a ligação ao país. Por isso, este é um dos melhores souvenirs portugueses.

Filigrana

A filigrana está entre os melhores souvenirs do país, porque representa o talento nacional. Esta arte é maravilhosa de se ver e difícil de fazer. Consiste num trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal soldadas. O resultado é um objeto de grande beleza. O famoso Coração de Viana serve de exemplo disso mesmo.

Bordados 

Os bordados são outros produtos que representam bem a qualidade artesanal dos portugueses. Estes produtos tradicionais encontram-se entre os nossos melhores souvenirs, porque homenageiam o talento português. 

Os bordados podem ser feitos à mão e à máquina e apresentar diversidade, composições e designs distintos, aplicando materiais e técnicas diferentes. Podemos comprar tapetes, panos de mesa, lenços e até peças de vestuário, entre outros.

Cerâmica portuguesa

Em Portugal, podemos encontrar peças de cerâmica de grande qualidade. Peças da Vista Alegre e da Bordallo Pinho revelam-se opções de luxo, que não são para todas as carteiras. No entanto, há também opções mais económicas que revelam o talento nacional. 

Mas também há inúmeros itens, como porcelanas, louças, faianças, ladrilhos, vasos em diversas feiras de artesanato, que retratam a imensa qualidade dos nossos artesãos.

Related posts
Cultura & ViagensViagens

Porto Covo: um destino apaixonante

Cultura & ViagensViagens

Escapadinha internacional: destinos europeus que deve visitar

Cultura & ViagensViagens

Férias económicas em Portugal: destinos a preços de sonho

Cultura & ViagensViagens

Férias românticas na Europa: 10 destinos para viagens a dois