Quantcast
LifestyleModa Sustentável

Modas sustentáveis e éticas: marcas a seguir em 2025

modas sustentáveis e éticas

Os conceitos de moda ética e moda sustentável encontram-se frequentemente juntos. Servem como uma resposta da ‘fast fashion’ que vive a indústria da moda. Contudo, este modelo tem vingado como uma alternativa, um modelo de negócios totalmente distinto. 

Ao contrário de muitas empresas que se desenvolveram na indústria à custa de decisões moralmente criticáveis, uma moda ética prima por assegurar o cumprimento dos direitos humanos no local de trabalho e por garantir condições de trabalho adequadas. 

Na moda sustentável, são valorizados métodos e processos menos poluentes. Neste parâmetro, as modas sustentáveis e éticas pretendem reduzir o respetivo impacto ambiental no processo de produção de vestuário e apresentar transparência na cadeia de abastecimento. 

Em conjunto, modas sustentáveis e éticas apresentam um conceito mais holístico, integram uma postura antagónica ao ‘fast fashion’, um movimento que foi apelidado de ‘slow fashion’. Fique a conhecer algumas marcas que não se encontram presas ao conceito da ‘fast fashion’. Preferem modas sustentáveis e éticas para promoverem um mundo melhor.

BALLÜTA

O termo BALLÜTA tem origem arcaica. Vem da palavra bolota. Este marca espelha no nome a crença na importância das práticas responsáveis no calçado. A bolota revela-se uma inspiração. Trata-se do fruto do sobreiro, uma árvore que produz cortiça. Este material é produzido continuamente. Por isso, apresenta-se como um exemplo incrível de sustentabilidade.

Esta marca portuguesa visa criar calçado luxuoso e bonito. No entanto, ao fazê-lo não abdica da missão de proteger a biodiversidade e de respeitar o bem-estar animal e humano. Por isso, a BALLÜTA somente recorre às melhores matérias-primas ecológicas, naturais e artificiais disponíveis no mercado. Na produção, opta por excluir todos os materiais de origem animal. 

A sustentabilidade é um tema fundamenta para esta marca. Ela trabalha em conjunto com uma empresa portuguesa de gestão familiar situada em São João da Madeira. Existe um esforço conjunto para garantir que todos os trabalhadores realizam as suas funções de forma segura e digna, pois a sustentabilidade social é muito estimada por esta marca nacional.

Novas coleções são lançadas anualmente pela marca portuguesa. A BALLÜTA apresenta modelos inspiradores, artísticos e conscientes.

HEMPACT Organic Clothes 

Esta marca de vestuário produz peças confortáveis. HEMPACT Organic Clothes apela ao consumo consciente. Por isso, as suas opções visam a sustentabilidade. Os materiais usados por esta marca são cultivados de forma orgânica e de modo a economizar água e recursos naturais. 

As peças de vestuário produzidas por esta marca nacional são feitas com fibras naturais (nomeadamente, o cânhamo ou o algodão orgânico) e também recorrem a plástico reciclado e corozo, material que apresenta parecenças com a resina, tem uma consistência dura e é usado na criação dos botões. 

Houve ainda um sério investimento em processos de tingimento ecológicos por parte da HEMPACT Organic Clothes, uma solução livre de químicos em que se recorre a corantes naturais. A marca opta por apresentar peças duradouras e intemporais na sua coleção. Opõe-se à mentalidade da moda tradicional (Fast Fashion), que impõe uma sazonalidade e diversas tendências e prefere defender o conceito de “slow-fashion”.

NAE

O nome da marca é uma sigla NAE: No Animal Exploitation que significa Sem Exploração Animal. Esta marca nacional de calçado vegan procura ser uma alternativa moderna e de qualidade a um mercado com muita tradição em Portugal. 

A NAE espelha os seus valores nos seus produtos. Esta marca justa e animal-friendly revela-se contra a exploração humana e animal e demonstra o respeito pelo meio ambiente. Os seus produtos são produzidos com recurso a materiais naturais e ecológicos, nomeadamente: algodão orgânico, livre de corantes e produtos tóxicos.

Esta marca também recorre a folha de ananás que produz Piñatex. Trata-se de uma fibra resistente à água e quente. Este material é perfeito para a confeção de calçado de inverno.

A NAE foi a primeira marca mundial a usar airbag reciclado, material que garante maior resistência ao sol, frio e chuva aos modelos criados pela marca portuguesa. Outros materiais usados são pneus reciclados, garrafas de plástico recicladas, microfibras ecológicas, cortiça extraída para não prejudicar o desenvolvimento natural da árvore.

Esta marca também pretende evitar o consumo rápido e excessivo. A marca seduz os seus clientes com a mensagem “Take a Walk on the Ethical Side”. A NAE pretende revelar-se uma alternativa ética na indústria do calçado para quem procura fazer um consumo consciente neste tipo de produtos. 

Watch The Frøg

Esta marca portuguesa é recente. A Watch The Frøg aposta na criação de roupa desportiva de nova geração. O mote para a produção das suas peças de roupa é “powered by nature”. Por isso, a marca serve-se da Natureza. 

As peças desportivas foram desenhadas visando assegurar o máximo conforto e desempenho dos atletas. Elas foram criadas recorrendo a tecnologia de vanguarda, a partir de fibras sustentáveis. Portanto, não há sofrimento animal.

Zouri

Esta marca de calçado vegan e ecológico apresenta modelos perfeitos para quem faz compras conscientes, com preocupação ambiental. A Zouri pretende deixar os oceanos livres de plástico e contribuir para um planeta mais “limpo” e sustentável. Recentemente, esta marca recolheu uma tonelada de plástico das costas portuguesas numa iniciativa feita em parceria com ONG’s e escolas.

Os produtos desta marca foram criados com plástico recolhido na costa portuguesa. Este material é misturado com outros materiais ecológicos e sustentáveis. Entre os materiais usados nessa mistura estão a folha de ananás, a borracha natural e o algodão orgânico. 

Esta marca portuguesa produz calçado sem recorrer a produtos animais e sem existir exploração humana. Cada Zouri é produzido numa fábrica na cidade berço, em Guimarães. É necessário recorrer a seis garrafas de plástico para a produção deste tipo de calçado. 

A marca faz questão de apresentar uma carta com informação detalhada sobre os materiais usados no modelo encomendado. Nesse documento, não só são reveladas as quantidades dos materiais utilizados, como é fornecido o nome das pessoas que realizaram o trabalho.

Seeds Concept

Esta é uma empresa que apresenta produtos feitos em algodão orgânico. É possível encontrar roupa de cama feita neste material, nomeadamente lençóis, colchas, mantas, entre outros itens. A Seeds Concept também disponibiliza toalhas de banho e robes feitos em algodão orgânico. 

Esta empresa familiar aposta na sustentabilidade e revela uma crença incrível no poder dos artesãos. A missão da Seeds Concept consiste em fornecer bens essenciais a todos os lares do mundo. Contudo, fazem-no apresentando materiais de alta qualidade, funcionais e sustentáveis.

No site da marca, é divulgada a informação de que 5% das vendas realizadas são destinadas a ajudar projetos de inclusão social, educação, saúde, igualdade de género e defesa dos Direitos Humanos. Por isso, sempre que comprar na Seeds Concept está a ajudar a materializar diversos projetos meritórios!

O consumidor, atualmente, tem um poder fundamental no futuro de muitas marcas. Caso estas cometam erros graves que exponham práticas moralmente criticáveis, os consumidores podem unir-se e afastarem-se da marca, não comprando os seus produtos. 

O nosso planeta encontra-se em constante mudança. Atualmente, o tema das alterações climáticas tem sido um problema muito debatido e terá de ser resolvido por todos. É necessário haver uma adaptação mais ecológica em diversos setores, nomeadamente na moda com modas sustentáveis e éticas. 

Segundo uma análise da Showroomprive.pt, nos planos dos portugueses encontram-se cada vez mais presentes os fatores ético e sustentável. Dado o papel determinante que os consumidores podem ter, convém haver uma maior exigência. 

Os consumidores devem tomar decisões conscientes no momento de comprar. É nosso dever fazer por entregar o melhor planeta possível aos nossos filhos, aos nossos netos. Optar por comprar produtos de marcas sustentáveis e éticas é contribuir para a construção de um mundo melhor, mais justo, mais verde.

Related posts
DicasLifestyle

Hobbies criativos: Descobrir paixões fora do digital

Casa & DecoraçãoDicasLifestyle

Problemas elétricos em casa: os mais comuns e como solucioná-los

LifestyleModa

Coleções de marcas populares e dicas de moda sazonal     

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como limpar a casa de banho eficazmente em passos simples