Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Soft Skills mais importantes para entrar no mundo do trabalho 

soft skills

O mundo do trabalho é extremamente competitivo. As oportunidades de arranjar um bom emprego são inferiores, porque os departamentos de Recursos Humanos são cada vez mais exigentes na procura de elementos que integrem os quadros da empresa com o máximo de qualidades. 

É neste enquadramento que o papel das soft skills tem sido determinante. Uma forma de separar o trigo do joio. Tornou-se comum haver uma valorização significativa destas capacidades complementares que o candidato deve apresentar para conseguir ficar com a vaga para si.

O que são soft skills?

As soft skills consistem numa espécie de mistura de capacidades sociais e interpessoais que se revelam uma mais-valia do candidato. Este deve apresentar atitudes profissionais e características de personalidade que o tornem num ativo mais valioso para os empregadores. 

As capacidades comportamentais dos indivíduos (candidatos a vaga de emprego) e como estes se relacionam são cada vez mais valorizadas pelos departamentos de RH. As soft skills são difíceis de medir. Contudo, são capacidades fundamentais no mercado de trabalho, revelando-se características do candidato que podem potenciar o sucesso da empresa. 

Antigamente, numa candidatura a uma vaga, as chamadas hard skills, isto é, habilidades obtidas academicamente, eram sobrevalorizadas. O curriculum vitae falava mais alto no momento de definir a pessoa mais capacitada para ficar com a vaga disponibilizada pela entidade empregadora. 

1. Boa comunicação  

Uma pessoa que saiba apresentar as suas ideias de forma clara e assertiva destaca-se, estando mais preparada para o sucesso profissional. A comunicação revela-se fundamental na construção de relacionamentos profissionais sólidos. 

Esta soft skill permite transmitir mensagens de forma eficiente. Ouvir ativamente também faz parte de uma boa comunicação. Um bom comunicador não só sabe falar, como é alguém que compreende as necessidades dos outros. 

Desta forma, consegue assegurar uma comunicação eficiente no trabalho, promovendo uma colaboração entre todos os setores.

2. Inteligência emocional

Alguém com capacidade de compreender e gerir as emoções (as suas e as dos outros) revela-se uma mais-valia numa empresa, tornando-se num ativo importante no quotidiano da entidade empregadora, contribuindo para um ambiente de trabalho saudável.

3. Boa capacidade de adaptação  

No mercado de trabalho, há uma constante, a mudança. Desta forma, se alguém demonstra boa capacidade de adaptação, facilmente se torna uma mais-valia no quotidiano de uma empresa. O surgimento de novos contextos não assusta um profissional preparado para o inesperado.

4. Trabalho em equipa

Ter alguém com capacidade de resolver conflitos de forma diplomática permite a uma empresa manter rotinas sem surpresas desagradáveis. Pessoas que sabem reconhecer críticas e com capacidade de dar feedback construtivo são uma mais-valia num coletivo.

Ser capaz de colaborar eficazmente com colegas de perfis distintos revela-se fundamental numa empresa que implica ter de lidar com diversas pessoas. Mais importante que a competição interna é a cooperação.

5. Capacidade de negociação

Alguém com capacidade de negociar eficazmente revela-se um trunfo numa empresa. Um profissional com espírito negociador consegue alcançar acordos que beneficiem todas as partes envolvidas. 

6. Aprendizagem contínua

Alguém que invista numa aprendizagem contínua e que aposte no desenvolvimento contínuo revela-se um ativo numa empresa. Alguém capaz de mostrar valor num mercado de trabalho em constante evolução. 

O seu compromisso com o crescimento profissional pode ser visível pelo interesse recorrente em realizar cursos, em fazer workshops ou em obter certificações que permitam adquirir conhecimentos que possam ser úteis no realizar do seu trabalho.

7. Criatividade

A criatividade é uma mais-valia fundamental. Alguém que consiga “pensar fora da caixa” ajuda a impulsionar a mudança e promove o progresso. Assim, ter criatividade e conseguir propor soluções inovadoras revela-se algo muito bem acolhido no mercado de trabalho.

8. Liderança

Alguém que apresente capacidade de liderança destaca-se. Um bom líder não se resume a saber ocupar um cargo de gestão. Trata-se de alguém fundamental no dia a dia de uma empresa.

Este profissional que se revela líder sabe inspirar e motivar colegas. É alguém que demonstra iniciativa, que sabe tomar decisões assertivas. Isso será valorizado pelas empresas. 

Portanto, é uma pessoa que exerce uma influência positiva nas equipas de trabalho, promovendo um ambiente organizacional produtivo.

A liderança eficaz envolve habilidades como empatia, inteligência emocional, pensamento estratégico e comunicação assertiva. Um profissional com espírito de liderança destaca-se ao assumir responsabilidades, incentivar o crescimento dos colegas e promover uma cultura de inovação e colaboração.

9. Pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas  

O empregador pretende um funcionário que saiba tomar decisões informadas e que tenha capacidade de resolver eficazmente os desafios que enfrenta. 

No atual corporativo do mercado de trabalho, as soft skills tornaram-se num requisito crucial para o sucesso profissional. Estas habilidades comportamentais apresentadas pelos candidatos são fundamentais para o sucesso profissional. Cada vez mais, os empregadores apostam em diferenciar estas capacidades em processos seletivos.

Desta forma, os candidatos que conseguem apresentar determinadas soft skills mais valorizadas pelo departamento de RH destacam-se. 

Todas as pessoas interessadas em investir no seu percurso profissional devem fazer por desenvolver as respetivas soft skills. O investimento no aprimoramento contínuo das soft skills torna os profissionais mais preparados para lidar com diversos desafios, mais capazes de assumir posições de liderança e com capacidade para se destacar num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

A realização de cursos (de organização do tempo, resolução de conflitos, entre outros) permite melhorar estas capacidades complementares. Existem outras formas de desenvolver as soft skills, nomeadamente implementar hábitos mais profissionais, saber fazer uma escuta ativa e manter uma postura ética, saber envolver-se em networking estratégico, entre outras.

Estas soft skills possibilitam que alguém supere a concorrência. Dominando mais habilidades deste tipo, facilmente o candidato conquista vantagem que lhe permite assegurar a vaga de emprego a que tanto aspira.

O desenvolvimento destas habilidades é bastante valorizado pelas entidades empregadoras, porque promovem um ambiente de trabalho mais colaborativo, mais harmonioso, mais produtivo. Por isso, revela-se também uma mais-valia para a pessoa que domina diversas soft skills, aumentando consideravelmente as suas hipóteses de crescimento na carreira.

Related posts
Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

A importância das pausas no trabalho

CarreiraFormação & Carreira

Vantagens de estudar no estrangeiro (e também desvantagens…)

DicasFormação & Carreira

Dicas para aproveitares o teu estágio ao máximo

CursosFormação & Carreira

Cursos para desempregados: conheça as opções disponíveis