A nossa vida tem várias etapas. A vida pessoal é importante; é inquestionável. Geralmente, namorar, casar, ter filhos,… faz parte do percurso de vida. Contudo, ter uma carreira profissional bem sucedida é algo que nos enriquece. Ter uma carreira é algo que assegura estatuto, um salário regular e reconhecimento social.
Embora todos pretendam ter um bom emprego e desejem ter sucesso nele, poucos se preparam para tornar o sucesso mais provável. É necessário muito trabalho para se ser bem sucedido no emprego. A construção de uma carreira profissional bem sucedida é uma tarefa que implica diferentes etapas.
Reunimos um conjunto de dicas que te ajudam a preparares-te devidamente para teres uma carreira profissional de sucesso.
O que é uma carreira profissional de sucesso e como ter uma?
Não é fácil resumir o que é uma carreira de sucesso, pois isso é bastante subjetivo. Diferentes pessoas podem ter um entendimento distinto do que é ser-se bem sucedido.
Ter uma carreira de sucesso não se resume a ter um salário elevado por se estar num cargo de responsabilidade de uma empresa popular ou ser-se reconhecido no mercado de trabalho onde se encontra. Uma pessoa que abra o seu próprio negócio e subsista pode estar feliz por ver o seu empreendimento vingar.
Alguém que seja feliz no trabalho, a fazer aquilo que gosta, e ter tempo para si próprio e para a família, pode não trocar de lugar por alguém que receba o triplo e esteja infeliz, sozinho, sem tempo para nada.
Há diversas possibilidades de se ser bem-sucedido. Cada pessoa define sucesso de acordo com os seus objetivos de vida, os seus valores. Contudo, os planos que se criam e o que se faz para os concretizar ajudam uma pessoa a obterem o que pretendem.
1. Criar um plano de carreira
Deves definir o teu plano de percurso profissional e estabelecer diferentes tipos metas, nomeadamente definindo objetivos (realisticamente concretizáveis, sem ilusões) para curto, médio e longo prazo. O teu líder / patrão pode ajudar-te a estabelecer objetivos concretos e a definir prazos para os concretizares.
No momento de criares o teu plano de carreira, as tuas prioridades e valores de vida devem ser tidos em consideração. Perspetiva a vida que queres ter no futuro, daqui a alguns anos, embora os planos possam ser alterados. Com o passar do tempo, as pessoas mudam, os contextos mudam e os desejos também podem mudar. Dependendo do caso, pode ser necessário fazer alterações.
2. Ter paciência
Os momentos menos bons fazem parte de todas as trajetórias profissionais. Mesmo os que são bem-sucedidos já passaram por momentos menos bons. Ter paciência para lidar com esses momentos é tão importante, como não lidar com euforia nos melhores momentos. A paciência é um trunfo que ajuda a encontrar soluções para diferentes problemas.
3. Ser criterioso na área de atuação
Não basta ter uma profissão que “pague bem”, porque poderá gerar frustrações no futuro. O trabalho pode ser encarado como a obrigação de cumprir tarefas. No entanto, quando se faz o que se gosta, até pode ser prazeroso realizar as funções determinadas para nós.
Se tiveres uma carreira ligada aos teus interesses, o quotidiano é mais agradável e isso nota-se no teu desempenho.
4. Valorizar a rede de contactos
O conceito de networking é cada vez mais utilizado. A tua rede de contactos pode ser muito importante na tua carreira profissional. Por exemplo, muitas pessoas descobrem vagas de empregos em empresas relevantes por indicação de pessoas conhecidas.
Pessoas que conheceste na universidade (do teu curso e de outros, professores ou alunos), familiares, amigos, colegas de trabalho,… podem ter grande utilidade no mundo do trabalho.
Esses contactos podem servir para trocas de informações e experiências que geram conhecimentos relevantes que até podem contribuir para o impulsionar da tua carreira.
5. Investir no desenvolvimento contínuo
A faculdade não assegura uma preparação total para o mercado. Há sempre margem para evoluir. Os melhores profissionais não param de estudar. Estão constantemente à procura de consolidar conhecimentos e esforçam-se por saber novidades.
A sua evolução é alcançada de diferentes maneiras, nomeadamente com cursos, leituras, eventos da área, entre outros.
6. Ser proativo
As empresas valorizam pessoas com proatividade. Muitos profissionais podem ter conhecimentos. No entanto, se a sua atitude for de esperar que lhe digam o que fazer, quando e como, não se vão destacar nas organizações.
Podem ser bons a cumprir funções, mas irão manter-se no mesmo cargo, porque não conseguirão evoluir. Ser proativo e antecipar as situações é meio caminho andado para os outros perceberem que se está preparado para algo mais.
7. Ser comprometido e determinado
Uma pessoa que pretenda construir uma carreira profissional bem sucedida deve apresentar comprometimento. Ter capacidade de envolvimento, de entrega, de assumir as suas responsabilidades ajuda a trilhar o caminho do sucesso. A falta de compromisso tem o efeito contrário.
Uma pessoa comprometida demonstra dedicação e empenho. Faz de tudo para ser bem-sucedido em qualquer oportunidade em que possa mostrar serviço. Planificar o dia de trabalho na noite anterior é uma estratégia que muitos usam, porque os ajuda a distinguirem-se da concorrência.
8. Ter paixão pelo que se faz
Muitos bons profissionais que se tornaram influencers de sucesso tendem a defender que o sucesso está associado a fazer-se aquilo que se ama. Quem faz o que gosta, tem prazer a cumprir as suas funções.
Portanto, o trabalho diário não é tão árduo. Faz-se com prazer. Ter essa paixão é mais fácil. Ao ter o emprego que se idealizou, fica mais fácil dar a vida por ele e gastar todas as energias para se ser bem-sucedido.
Neste momento, já sabes o que precisas de fazer para construires uma carreira de sucesso. Já sabes como atuar para seres bem-sucedido na tua área profissional.
Se tiveres em consideração estas dicas, seguramente que terás o “vento a soprar a teu favor”, enquanto trilhas o caminho do sucesso. É sempre necessário caminhar diariamente, mas as condições serão favoráveis. Terás mais possibilidades de alcançar o sucesso que tanto almejas.