Uma carreira de sucesso é feita com passos consolidados. Não se constrói um percurso profissional ascendente confiando na sorte. É necessário trabalhar para se ser bem-sucedido.
O tempo investido na construção de um Plano de Carreira assegura um bom retorno. No presente artigo, poderá aprender todos os passos a dar na construção de um Plano de Carreira.
Facilmente nos deixamos colocar em modo piloto automático, como um rato numa roda a correr sem parar. As pessoas tendem a pensar no imediato, seja quando estão a terminar o ensino secundário, seja no início da carreira ou numa fase mais adiantada. Não se perspetiva a longo prazo.
É fundamental definir um Plano de Carreira que nos permita ter um maior controlo do percurso que se pretende desenhar no futuro. Fazer por obter conhecimento pertinente para tomar decisões mais conscientes e informadas. A imposição de uma postura mais proativa permite-nos tomar decisões benéficas a longo do percurso.
Fica a saber o que é ao certo um Plano de Carreira, em que podes beneficiar com a criação de um e como o fazeres da melhor forma.
O que é um Plano de Carreira?
O Plano de Carreira pode ser desenhado por alguém que pretende criar uma carreira profissional de sucesso e atingir determinados objetivos específicos. Logo, poderá ser um documento útil para orientar um percurso e ajudar na tomada de diferentes decisões ao longo da sua vida.
Naturalmente, a nossa vida é influenciada por fatores internos e externos, inclusivamente o nosso rumo profissional. Logo, nada está inteiramente nas nossas mãos. Contudo, a criação de um Plano de Carreira não deixa de ter utilidade, até porque pode ser criado tendo em conta essa realidade.
Geralmente, os planos de carreira modificam-se à medida que a pessoa descobre novos interesses. Se alguém apresenta uma nova paixão por algo, percebe que tem áreas de trabalho onde pode atuar com maior satisfação, podendo usar isso a seu favor.
É importante avaliar os planos de carreira anualmente. Realizar esta avaliação pode permitir fazer o aproveitamento de oportunidades que surjam. Poderá permitir enfrentar novos desafios, nomeadamente no que diz respeito a uma formação profissional e extracurricular ou a uma colocação profissional.
A criação de um Plano de Carreira pode contribuir para criar um percurso profissional de maior sucesso. As pessoas com ambições de carreira devem desenvolver um Plano deste tipo como a conceção de uma estratégia estruturada que visa a conquista de determinados objetivos. Esta planificação pode integrar várias etapas, da procura do primeiro emprego ao culminar de uma carreira gratificante.
Um Plano de Carreira permite a identificação de diferentes metas de carreira que integram uma estratégia pensada num espaço temporal alargo. Nesse horizonte, podem encontrar diferentes tipos de objetivos, a curto, a médio e a longo prazo.
O Plano de Carreira permite uma orientação, a definição de um rumo a manter que nos ajudará a tomar as melhores decisões em determinados momentos da vida.
O papel do Plano de Carreira numa empresa
O Plano de Carreira é cada vez mais valorizado numa empresa. Os Recursos Humanos valorizam esta planificação a longo prazo que estimula uma contínua progressão de carreira. É positivo quando estão identificadas metas a cumprir pelo trabalhador e quando se perspetiva a superação de etapas pensadas a curto, médio e longo prazo.
A empresa conseguirá assim medir o desempenho do trabalhador nas suas funções e verificar se o seu funcionário está a tomar as decisões mais pertinentes para o cumprir de determinados objetivos.
Um Plano de Carreira tem um papel fundamental, quando é estruturado corretamente, ajudando os trabalhadores em diferentes dimensões, nomeadamente:
- tomada de decisões diárias, semanais, mensais;
- identificação de obstáculos no respetivo desenvolvimento profissional;
- identificação de obstáculos no desenvolvimento da sua equipa e área de trabalho;
- reconhecimento de oportunidades de crescimento, quer para si, quer para a empresa;
- aprimoramento das suas principais habilidades;
- responsabilização;
- melhoria da comunicação interna com colegas e supervisores.
Vantagens de ter um Plano de Carreira
A criação de um Plano de Carreira pode originar um conjunto diversificado de benefícios para o trabalhador e para a empresa que este integra. Por isso, há um interesse ativo e prioritário por parte da área de recursos humanos em contemplar o desenvolvimento dos planos de carreira para os respetivos funcionários.
Os planos de carreira devem ser pensados tendo em conta a satisfação das necessidades da entidade patronal, visando a defesa do crescimento da empresa, a qual promoverá uma ascensão do trabalhador.
Desta forma, há cada vez mais profissionais de RH a especializarem-se na criação de um plano de carreira adaptado a diferentes trabalhadores, que apresentam cargos e funções distintas.
Os recursos humanos podem usar os planos de carreira como estratégia para garantirem que ocorrem na empresa. Deste modo, a entidade empresarial poderá assegurar a realização natural de renovações de cargos de direção.
Quando há essa estratégia, com uma supervisão realizada por pessoas altamente qualificadas e treinadas internamente, o sucesso coletivo fica facilitado. Eis parte das vantagens da criação de um Plano de Carreira:
- Desenvolvimento individual e organizacional;
- Alcance efetivo dos objetivos corporativos;
- Apoio na melhoria do employer branding e da imagem das empresas no mercado de trabalho;
- Melhor entendimento das funções, por parte dos trabalhadores;
- Encorajamento do desenvolvimento de capacidades (até de algumas anteriormente desconhecidas);
- Mobilidade vertical na empresa;
- Desenvolvimento pessoal e de habilidades interpessoais, as chamadas soft skills;
- Melhoria significativa da experiência dos funcionários.
Como criar um Plano de Carreira
Uma empresa competente e que pretenda potenciar ao máximo os seus funcionários, deve realizar planos de carreira. Se deseja realizar um Plano de Carreira eficiente, deve cumprir determinadas etapas fundamentais. Fique a conhecê-las.
1ª etapa: Dar prioridade ao plano de negócios e aos objetivos da empresa
É fundamental priorizar os objetivos da empresa. Determinadas questões ajudam a conseguir definir esta etapa, nomeadamente:
- O que pretendo obter no próximo ano?
- Quais são as áreas da empresa que geram mais lucro?
- Quais são os departamentos e funções fundamentais nesta empresa?
- Existe na empresa a perspetiva de abertura de novos mercados?
Há outras questões, além destas, que podem ser consideradas e que permitem nortear os objetivos a definir no momento de realizar planos de carreira. A compreensão das funções que se devem priorizar pode revelar-se decisiva, para a empresa e para o trabalhador.
O Plano de Carreira deve encontrar-se o mais alinhado possível com os objetivos da empresa. A identificação de incentivos a oferecer a quem alcança determinadas metas é fundamental.
2ª etapa: Identificar áreas e funcionários prontos para um plano de carreira
Outra fase importante consiste no compilar de uma lista de funcionários que dentro da empresa se considere que se encontram preparados para assumir as responsabilidades no passo seguinte das respetivas carreiras.
Provavelmente, para os RH, esses serão os colaboradores que apresentam melhor desempenho ou os funcionários que já demonstraram grande potencial nas suas funções. O passo seguinte a dar será estabelecer um plano personalizado, que se encontre devidamente adaptado a cada função.
3ª etapa: Comunicar o plano às pessoas afetadas
Saber como fazer um Plano de Carreira com os respetivos funcionários a desconhecerem ao certo o que o está a criar revela-se algo despropositado.
As novas iniciativas devem ser anunciadas numa plataforma de comunicação interna. Será também importante mencioná-las durante os processos de recrutamento. Esta estratégia será benéfica e irá contribuir para atrair e reter profissionais qualificados e apresentar equipas de alta performance competentes.
4ª etapa: Criar etapas de avaliação
Além de ser importante aos RH aprenderem a fazer um plano de carreira, também se revela precioso que os colaboradores tenham um seu. Também se revela uma mais-valia, gerar momentos de avaliação.
É necessário que surjam esses momentos de avaliação dos funcionários, porque eles irão permitir identificar o quão envolvido o funcionário está no desenvolvimento da sua carreira. Nesta fase, também se conseguirá verificar se essa jornada foi bem pensada e comunicada.
5ª etapa: Concentrares-te no devido feedback
Finalmente, será fundamental que cada funcionário conheça em que ponto do seu plano de carreira se encontra. Se está próximo de atingir os objetivos ou afastado. Ter este feedback permite ao funcionário ir conhecendo o que o futuro lhe reserva e se a progressão na empresa pode ou não realizar-se.