Com entrada livre e um programa composto por diversas atividades ao ar livre, o “Lisboa na Rua” regressou para animar a capital!
O “Lisboa na Rua” está de volta à cidade alfacinha, com um largo programa de atividades culturais para todas as idades e feitios.
A série de eventos decorrerá entre 19 de agosto e 18 de setembro, sendo mais uma vez organizado pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), “ocupando” diversos jardins e praças de Lisboa.
Com uma aposta forte nas artes, o “Lisboa na Rua” contará com sessões de cinema ao ar livre, espetáculos de música, matinés de dança, teatro e muito mais (sempre com entrada gratuita, é claro!). Especial atenção para o concerto da Filarmónica de Minas Gerais, que celebrará os 200 anos de independência do Brasil.
Literatura e poesia serão também uma imagem fortemente presente, com João Monge e José Saramago em destaque na edição deste ano.
O Festival Solo Fest será também realizado no âmbito do “Lisboa na Rua”, entre os dias 19 e 20 de agosto, composto por várias sessões de dança, teatro e música.
O Festival Lisboa Mágica também está de regresso com a sua 10ª edição, trazendo consigo 15 artistas de sete países diferentes, que realizarão 158 espetáculos em 10 distintos locais da capital portuguesa: Arco da Rua Augusta, Jardim da Estrela, Largo do Carmo, Largo do Chiado, Parque Bensaúde, Praça Luís de Camões, Praça do Município, Palácio Baldaya, Jardim Mário Soares e Palácio Pimenta.
Esta série de eventos lisboetas terá também a “participação” do Lisboa Soa, que, na sua sexta edição, vai levar a arte sonora às Carpintarias de São Lázaro e ao Teatro Romano.
Arte em vídeo vem também deixar a sua marca, através do Festival FUSO, entre 23 e 28 de agosto, na Praça do Carvão do MAAT, no jardim do MNAC, no Museu da Marioneta, no Palácio Sinel de Cordes, no Castelo de São Jorge e no NowHere.
Por sua vez, o mês de setembro “arrasta” consigo eventos musicais e literários, como o concerto da Orquestra Filarmónica de Minas Gerais, dia 7, nos jardins da Torre de Belém, como forma de celebrar os 200 anos da independência do Brasil.
O Vale do Silêncio contará também com “Uma Noite no Vale”, um concerto da Orquestra Gulbenkian, que terá lugar no dia 10.
Já no dia 17, a Lisbon Poetry Orchestra apresentará “Os Surrealistas”, no Castelo de São Jorge.
Na aposta em cinema e teatro, o “Lisboa na Rua” contará com diversos eventos para todas as idades presentes.
No dia 3 de setembro, no Palácio Pimenta, a Orquestra Metropolitana de Lisboa acompanhará, ao vivo, uma exibição do filme “O Fauno das Montanhas”, de Manuel Luís Vieira.
O Largo José Saramago alojará, no mesmo dia, uma adaptação teatral do “Memorial do Convento”, intitulada “A Passarola”.
No dia 17, também no Palácio da Pimenta, a atriz Maria João Luís, acompanhada do fadista Hélder Moutinho, realizará “A Voz e a Alma”, um espetáculo musical e de interpretação poética da obra de João Monge.
A série de eventos na capital trará igualmente sessões de cinema ao ar livre, através do projeto Cinema no Estendal, no Lavadouro Público do Lumiar.
Para completar o “Lisboa na Rua”, este vasto programa cultural apresenta também diversos espetáculos de dança por toda a capital.
Com o tema “Dançar a Cidade” a reinar todos os domingos, a EGEAC disponibilizará aulas de dança gratuitas: Tribais Africanas no Jardim do Palácio das Galveias, Samba e Forró no Parque Urbano Moinhos de Santana, Flamenco e Sevilhanas na Quinta das Conchas e Salsa e Merengue no Largo José Saramago.
Pode dar uma vista de olhos em toda a programação do “Lisboa na Rua” aqui!
Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre cultura, entretenimento e campanhas especiais.
Escrito por João Serra