O Mundial de Futebol Feminino 2023 será “repartido” entre Nova Zelândia e Austrália, tendo lugar entre 20 de julho e 20 de agosto.
A nona edição do Mundial de Futebol Feminino aproxima-se, sendo este um dos eventos desportivos mais aguardados do ano para os fãs da modalidade.
O torneio mundial de seleções femininas terá lugar este verão, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, em nove cidades oceânicas, na Nova Zelândia e Austrália, sofrendo ainda um alargamento do formato, passando a “acomodar” 32 nações, em vez das habituais 24. Haverá, portanto, oito grupos, constituídos por quatro equipas, sendo que as duas primeiras classificadas de cada grupo seguirão para a próxima fase da competição.
Todas as 32 seleções que marcarão presença no Mundial de Futebol Feminino encontram-se já definidas, com Portugal dentro do leque de nove equipas europeias a alcançar a competição, sendo esta a primeira vez que a Seleção Nacional se apura para o torneio, depois de bater os Camarões na final do play-off internacional.
Esta é a lista de seleções apuradas (de recordar que a Austrália, apesar de geograficamente se situar na Oceânia, disputa torneios no continente asiático, como forma de assegurar maiores níveis de competitividade no continente oceânico):
Oceânia
- Nova Zelândia (país anfitrião – automaticamente qualificado)
Europa
- Portugal
- Suécia
- Espanha
- França
- Dinamarca
- Alemanha
- Holanda
- Inglaterra
- Itália
- Noruega
América do Sul
- Brasil
- Colômbia
- Argentina
África
- África do Sul
- Marrocos
- Zâmbia
- Nigéria
Ásia
- Austrália (país anfitrião – automaticamente qualificado)
- China
- Coreia do Sul
- Japão
- Filipinas
- Vietnã
Concacaf
- EUA
- Canadá
- Jamaica
- Costa Rica
- Haiti
- Panamá
Esta é a lista dos grupos das competição:
Grupo A
- Nova Zelândia
- Noruega
- Filipinas
- Suíça
Grupo B
- Austrália
- República da Irlanda
- Nigéria
- Canadá
Grupo C
- Espanha
- Costa Rica
- Zâmbia
- Japão
Grupo D
- Inglaterra
- Haiti
- Dinamarca
- China
Grupo E
- Estados Unidos
- Vietname
- Países Baixos
- Portugal
Grupo F
- França
- Jamaica
- Brasil
- Panamá
Grupo G
- Suécia
- África do Sul
- Itália
- Argentina
Grupo H
- Alemanha
- Marrocos
- Colômbia
- Coreia do Sul
O Mundial Feminino conta, até ao momento, com oito edições realizadas, sendo a Seleção dos Estados Unidos a mais titulada da história da competição, com quatro vitórias em finais (1991, 1999, 2015 e 2019). As outras edições foram conquistadas pela Noruega (1995), Alemanha (2003 e 2007) e Japão (2011).