Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

Doenças cardiovasculares: como prevenir?

Doenças cardiovasculares

A melhor forma de combater doenças cardiovasculares é prevenir as mesmas, sendo que aqui mencionamos algumas formas de afastar este tipo de condições.

Doenças cardiovasculares são problemas que afetam os vasos sanguíneos, bem como as válvulas, o músculo e o ritmo cardíacos. Este tipo de condições é também a principal causa de morte em território nacional.

Muitos são os fatores de risco para a ocorrência destas doenças, desde algo inevitável, como a idade ou histórico familiar, a elementos relacionados com hábitos e atitudes na nossa rotina diária, como tabagismo e sedentarismo.

Outros fatores de risco são, entre outros, obesidade, hipertensão, altos níveis de stress e ansiedade, diabetes e dislipidemia. Estes podem ser atenuados através de um estilo de vida mais saudável. Como tal, revelamos algumas formas de prevenir doenças cardiovasculares.

Em primeiro lugar, procura adotar uma alimentação saudável, circulando pelos diversos grupos alimentares e reduzindo o consumo de alimentos ricos em gorduras trans e saturadas. Prepara refeições com menores quantidades de sal, evita bebidas alcoólicas e aposta em alimentos ricos em minerais, fibras, antioxidantes e vitaminas.

O segundo conselho que oferecemos é também muito simples: insere exercício físico na tua rotina diária! Este hábito contribuirá para um bem-estar físico, mas também mental, ajudando no combate às doenças cardiovasculares. Opta pelas escadas em vez do elevador, vai dar umas caminhadas ou começa a praticar um desporto!

Em terceiro lugar (se for o caso), larga o tabaco! Esta mudança é vista como a medida preventiva mais eficaz e relevante no combate a doenças cardiovasculares, para além de oferecer benefícios a nível respiratório e de redução do risco de desenvolver cancro.

Por último, está atento! Pode parecer um conselho básico, mas a verdade é que a grande maioria das condições são prevenidas através da atenção que damos a possíveis sinais. Mede a pressão arterial, verifica os níveis de açúcar no sangue e, principalmente, realizada exames médicos com frequência.

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Blefarite: como tratar a inflamação das pálpebras

SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde