Quantcast
SaúdeSaúde & Bem EstarSaúde Mental

Viajar faz bem à saúde: qual é o teu próximo destino?

viajar faz bem

E se te disséssemos que viajar faz bem à tua saúde? Ias já marcar a tua próxima viagem? Neste artigo explicamos tudo!

Tirar uns dias de férias para fazer uma pequena (ou grande!) viagem não é só um luxo. Tem também diversos benefícios para a saúde. Nós enumeramos alguns destes pontos positivos de uma das atividades favoritas de toda a gente!

Reduz o stress

Em primeiro lugar, viajar faz bem à saúde mental. O trabalho, ou outro ambiente, pode estar a ser avassalador e realizar uma viagem, de acordo com diversos estudos, pode ajudar a reduzir os níveis de stress e ansiedade.

O coração agradece!

É verdade! Viajar faz bem ao coração. Um estudo do “National Heart, Lung and Blood Institute” concluiu que pessoas que fazem férias mais frequentemente têm menores chances de morrer por doenças cardiovasculares. Esta investigação acompanhou 12.000 homens com alto risco de doença cardíaca, ao longo de nove anos.

Aumenta os níveis de felicidade

Começa já a planear a tua viagem, porque, de acordo com um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, basta pensar e planear viagens para aumentar os níveis de felicidade e reduzir o grau de stress.

Significa isto que, quanto mais tempo investires em atividades de preparação, como leitura e pesquisa sobre possíveis destinos (tópicos como gastronomia, idioma, cultura, monumentos, etc.), mais feliz ficas!

Oferece um boost criativo

Viajar ajuda também nos níveis de criatividade, devido ao contacto com novas experiências, culturas, gastronomias, paisagens e, acima de tudo, formas de ver o mundo. Planear uma viagem pode ajudar o nosso cérebro a desenvolver ideias frescas!

Aumenta as capacidades cognitivas

Em último lugar, viajar aprimora as nossas habilidades de aprendizagem e absorção de informação. Através das experiências vividas e uma saída da zona de conforto, podes otimizar os teus processos cognitivos, graças ao contacto direto com diferentes línguas,  culturas e métodos de orientação por territórios desconhecidos!

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Blefarite: como tratar a inflamação das pálpebras

SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde