De acordo com o embaixador de Portugal em Brasília, as celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa no Brasil serão baseadas no centésimo aniversário do nascimento do escritor luso.
“É incontornável quando estamos a comemorar a língua portuguesa, comemorar também José Saramago”, que é “até agora o único prémio Nobel da literatura em língua portuguesa”, afirmou Luís Faro Ramos.
O embaixador lembrou que estas celebrações serão, pela primeira vez, realizadas presencialmente, dado que, quando a UNESCO instituiu 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, em 2019, teve início a situação pandémica global.
Como tal, no dia 5 de maio, será inaugurada uma exposição, em sete estações de metro de Brasília, intitulada “A Bagagem do Viajante”, com encontros de José Saramago com diversos artistas e autores brasileiros, desde o músico Chico Buarque, ao escritor Jorge Amado.
Será, ainda, realizada uma apresentação de textos, com seleção a cargo do comissário-geral para as comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, Carlos Reis, sendo as ilustrações da autoria de Pedro Amaral, Nathalie Afonso, Mathieu Sodore e Carlos Farinha.
No auditório Camões da Embaixada de Portugal em Brasília, marcarão também presença Pilar Del Río, mulher de José Saramago e presidente da fundação com nome do escritor, e Carlos Reis, numa discussão sobre o legado de Saramago.
Nos dias 6 e 7 de maio decorrerá, ainda, uma exposição de José Saramago, em São Paulo, bem como a inauguração de uma cátedra com o nome do autor, na cidade do Paraná.
Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre cultura, entretenimento e campanhas especiais.
Escrito por João Serra