Palavras-chave para este mês: Objetividade, Revisão, Transformação
[Dezembro 2023] Por Cláudia Matias.
O mês de dezembro começa com Vénus (regente de Touro) em Balança (o outro signo que rege), beneficiando a sua tendência para procurar harmonia, equilíbrio e prazer, particularmente ao nível das relações humanas; e pedindo-lhe que preste mais atenção à concordância entre o seu sentir interior e a sua vida exterior.
No primeiro dia do mês, Mercúrio entra em Capricórnio (signo em trígono com Touro), onde permanece até dia 23, facilitando o uso do seu pensamento lógico, pragmatismo e análise objetiva; e promovendo a responsabilidade e a clareza na sua comunicação.
No dia 4, Vénus ingressa em Escorpião (signo oposto a Touro), podendo confrontá-lo(a) com valores e formas de expressão afetiva opostos aos seus, que o(a) desafiam a permitir a sua transformação pessoal e a renovação dos seus valores, através do envolvimento emocional profundo com os outros.
Simultaneamente, Júpiter e Úrano continuam retrógrados no seu signo solar, convidando-o(a) a intercalar o seu tempo de atividade com momentos de reflexão, com vista a rever os princípios e crenças em que baseia a sua busca de desenvolvimento no plano material; e analisar se está a transformar os seus valores no sentido de maior autossuficiência, consciência ecológica, harmonia relacional e partilha de recursos.
Durante o trânsito em Escorpião, Vénus faz oposição Júpiter, no dia 10, acentuando a importância de rever os seus valores; e oposição a Úrano, no dia 21, pedindo que equilibre melhor a liberdade individual e o compromisso nas suas relações.
No dia 22, o Sol ingressa em Capricórnio, o que favorece o seu sentido prático, determinação e capacidade de concretização, contribuindo para a expressão da sua identidade e criatividade pessoal.
Já no final do mês, mais propriamente a 29 de dezembro, Vénus entra em Sagitário, proporcionando-lhe maior espontaneidade na expressão dos seus gostos e afetos; predisposição para valorizar as suas ideias e experiências pessoais; e, eventualmente, maior abertura para contactar com pessoas, realidades e valores diferentes, que lhe permitam alargar a sua perspetiva.
Importa lembrar que, às influências referidas nesta análise, podem sobrepor-se os efeitos de outros trânsitos de longo prazo. No que respeita ao Sol dos nativos de Touro, destacam-se: a conjunção de Úrano, que, no segundo semestre de 2023, tende a afetar sobretudo os nascidos entre 9 e 13 de maio; e a quadratura de Plutão em Aquário, mais provavelmente sentida pelos nascidos até 21 de abril.
O trânsito de Úrano sobre o Sol desafia grandemente a sua apetência por estabilidade e segurança, impelindo-o(a) a expressar a sua individualidade de forma mais genuína, a libertar-se de condicionamentos (exteriores ou autoimpostos) que o(a) inibem e a ganhar mais autonomia. A quadratura de Plutão traduz-se em tensões que visam testar o seu sentido de identidade, o modo como exerce o seu poder pessoal e se afirma no mundo – efeitos que podem ser minorados, agora que Plutão regressou a Capricórnio.
Poderá encontrar, neste site, artigos específicos sobre os trânsitos astrológicos acima mencionados.