Palavras-chave para este mês: Realismo, Ligação afetiva, Autoanálise
[Dezembro 2023] Por Cláudia Matias
O mês de dezembro começa com a entrada de Mercúrio no seu signo solar, potenciando as suas capacidades de análise lógica de questões concretas, organização e exigência; favorecendo o pragmatismo, a clareza, a prudência e a responsabilidade na sua comunicação.
Por outro lado, Vénus em Balança (signo em quadratura com Capricórnio), até dia 4, pode gerar tensões entre os seus valores e os valores dos outros, que o(a) desafiam a ser mais afável e tolerante nas suas relações; assim como, entre o seu lado racional e as suas emoções, o que requer esforço da sua parte para encontrar o equilíbrio entre a sua vida exterior e o seu sentir interior.
Saturno (planeta regente de Capricórnio), já direto em Peixes (signo em sextil com Capricórnio), continua a proporcionar-lhe a capacidade de ligar os seus sonhos com a realidade e de os materializar, através do esforço pessoal; enquanto lhe propõe que alie o seu sentido de responsabilidade social à conexão com a sua dimensão espiritual, para oferecer ajuda efetiva aos outros.
Vénus em Escorpião (signo em sextil com Capricórnio), de 4 a 29 de dezembro, propicia o contacto com a sua sensibilidade emocional e intuição, podendo intensificar os seus afetos.
Entre 13 e 23 de dezembro, Mercúrio encontra-se retrógrado em Capricórnio, convidando-o(a) a abrandar o ritmo e dedicar-se mais ao estudo, à análise e à reflexão, nomeadamente, no sentido de rever o realismo do seu pensamento.
Entretanto, o Sol chega ao seu signo solar, no dia 22, estimulando a expressão da sua identidade e criatividade pessoal, enquanto lhe permite melhorar a consciência sobre o alinhamento entre as suas ambições de realização exterior e a sua essência interior. A conjunção do Sol com Mercúrio, nessa data, assinala a importância de conjugar sentido prático e abertura de perspetiva na estruturação das suas ideias.
A 27 de dezembro, a Lua Cheia no eixo de Caranguejo-Capricórnio desafia-o(a) a tomar consciência dos hábitos, defesas e resistências que condicionam o encontro de novos significados nas suas experiências, ou a mudança de direção dos seus projetos, com vista a transformar esses aspetos.
Importa lembrar que, às influências referidas nesta análise, podem sobrepor-se os efeitos de outros trânsitos de longo prazo. No que respeita ao Sol dos nativos de Capricórnio, destaca-se a conjunção de Plutão, que, em 2023, tende a ser sentida sobretudo pelos nascidos a partir de 18 de janeiro, desafiando fortemente o seu apreço por organização e solidez.
Se é o seu caso, encontra-se num período de grande transformação, que visa eliminar as estruturas na sua vida que estão desadequadas e regenerar a sua identidade, pelo que, deve colaborar com a mudança e permitir que resulte na capacidade de expressar a sua individualidade com maior consciência e clareza.
Se nasceu em dezembro, sob o signo de Capricórnio, votos de um feliz aniversário! Que um dos seus presentes possa ser a compreensão de que as suas realizações exteriores são tão mais satisfatórias quanto melhor refletirem a sua essência interior!
Poderá encontrar, neste site, artigos específicos sobre os trânsitos astrológicos acima mencionados.