Palavras-chave para este mês: Expressão criativa, Praticidade, Flexibilidade
[Dezembro 2023] Por Cláudia Matias.
O mês de dezembro inicia com o Sol e Marte em Sagitário (signo em sextil com Aquário).
O Sol transita em Sagitário, até dia 22, estimulando a expressão da sua identidade e criatividade pessoais, assim como, o interesse por expandir as suas experiências e conhecimentos.
Marte permanece em Sagitário, durante todo o mês, reforçando a espontaneidade e independência com que age e se afirma; e conferindo-lhe mais entusiasmo para investir em novos projetos, aventurar-se em atividades diferentes e lutar por aquilo em que acredita.
Enquanto Vénus em Balança (signo em trígono com Aquário) favorece as suas capacidades de análise imparcial, diálogo e cooperação, embora pedindo-lhe mais afabilidade e tolerância na relação com os outros. Com Vénus em Escorpião (signo em quadratura com Aquário), entre 4 e 29 de dezembro, pode notar tensões entre os seus valores e os valores dos outros, ou entre os seus desejos de independência e os apelos emocionais, que requerem, não só uma maior abertura a apreciações diferentes das suas, como também o encontro de formas criativas de dar vazão à intensificação das suas emoções.
Simultaneamente, Saturno (um dos regentes de Aquário), já direto em Peixes, continua a proporcionar-lhe a capacidade de ligar os seus sonhos com a realidade e de os materializar, através do esforço pessoal; enquanto lhe propõe que aplique o seu sentido de responsabilidade social e a sua capacidade de cooperação na realização dos ideais de solidariedade, compassividade, pluralismo e inclusividade. E Úrano (o outro regente), ainda retrógrado em Touro, convida-o(a) a intercalar o seu tempo de atividade com momentos de reflexão sobre como está a transformar os valores da sua relação com o plano material.
No dia 12, a Lua Nova em Sagitário propõe-lhe que aumente a capacidade de aprender com as experiências, de modo a ampliar a sua compreensão da existência; e que, se necessário, direcione melhor os seus projetos, para que estes lhe proporcionem um maior senso de propósito.
Mercúrio retrógrado volta a Sagitário, no dia 23, propiciando que analise a sua capacidade de síntese e o foco das suas ideias, nomeadamente quando precisa de encontrar soluções concretas e praticáveis.
Importa lembrar que, às influências referidas nesta análise, podem sobrepor-se os efeitos de outros trânsitos de longo prazo. No que respeita ao Sol dos nativos de Aquário, destacam-se: a quadratura de Úrano (em Touro) que, no segundo semestre de 2023, tende a afetar sobretudo os nascidos entre 8 e 12 de fevereiro; e a conjunção de Plutão, mais provavelmente sentida pelos nascidos até 21 de janeiro.
A quadratura de Úrano ao Sol manifesta-se sob a forma de eventos inesperados que testam a firmeza das suas ideias e a capacidade de lidar com a mudança, sendo este um período para perceber se o caminho que segue corresponde àquilo em que profundamente acredita, ou se precisa de ultrapassar a fixidez e fazer mudanças para viver mais de acordo com a sua individualidade. A conjunção de Plutão ao Sol traduz-se em desafios que visam a regeneração da sua identidade – efeitos que podem ser minorados, agora que Plutão regressou a Capricórnio.
Poderá encontrar, neste site, artigos específicos sobre os trânsitos astrológicos acima mencionados.