Escolher um bom vinho (especialmente para o Dia do Pai!) não é assim tão simples, mas nós estamos aqui para ajudar!
Quer oferecer um bom vinho no Dia do Pai, mas o processo de escolha não é bem o seu forte? Quase todos já estivemos nessa situação! Não precisa, no entanto, de ficar a olhar para as prateleiras sem saber o que fazer, visto que, com este guia, estamos aqui para ajudar!
Apesar de, numa escolha, e preferência pessoal pesar muito, existem certas “regras” a seguir na altura de selecionar um bom vinho.
Comida
O primeiro parâmetro a ter em conta é o prato favorito de quem vai receber o vinho. Pode guiar-se facilmente pelo tipo de comida que alguém costuma comer:
Escolha um vinho tinto encorpado e intenso, com aroma concentrado, para carnes vermelhas e pratos de caça. Para carnes brancas e massas, procure um vinho rosa, com boa acidez e notas de frutos vermelhos.
Um vinho espumante fresco, com fortes notas cítricas, é a melhor escolha para um assado.
Na “secção” dos peixes grelhados, opte por um vinho de aroma frutado.
Por sua vez, o marisco “prefere” um vinho branco bem fresquinho.
Por fim, as sobremesas tendem a pedir um espumante fresco, com aroma frutado e notas florais.
Produtores
Para quem conhece melhor as preferências do pai, esta permite ao comprador saber de onde veio o vinho, o que, consequentemente, ajuda a saber, através das técnicas de cada produtor, as características e sabores do mesmo.
Pode também haver um fornecedor de eleição para quem vai receber esta especial prenda de Dia do Pai!
Casta
Refere-se ao tipo de uva usada na produção e, especialmente para um pai conhecedor de um bom vinho, faz sempre a diferença. Loureiro, Baga, Chardonnay e Cabernet Sauvignon são algumas das variedades a observar.
Colheita
Esta informação é sempre importante, pois ajuda-nos a conhecer a idade de um vinho. Há determinados vinhos que melhoram à medida que envelhecem, e outros que, de preferência, devem ser consumidos rapidamente!
Região
Outro grande fator que tende a ter muita influência no sabor e características de um vinho é a sua região de produção. Sendo assim, procure sempre pelo selo de denominação na garrafa, que serve como prova de que o vinho foi produzido na região que procura.
Grau alcoólico
Por fim, tenha em conta o grau alcoólico de um vinho. Quando um vinho tem uma maior percentagem de álcool, será sempre mais intenso e contará com sabores e aromas mais robustos. Se o seu pai preferir um vinho mais suave, procure garrafas que indiquem um grau mais baixo.