Por Cláudia Matias.
No dia 19 de maio (às 16:53, no horário de Portugal), a Lua Nova a 28°25’ de Touro dá início a um novo ciclo lunar, com a Lua no signo da sua exaltação.
A Lua Nova em Touro representa, genericamente, a oportunidade de iniciar um novo ciclo de valorização e estabilização.
Esta lunação ainda se encontra em conjunção com Úrano; e forma um pequeno triângulo de aspetos fluentes com Marte e Neptuno (em Caranguejo e Peixes, respetivamente), trígono com Plutão (em Aquário) e semiquadratura com Vénus (regente de Touro, a transitar em Caranguejo). É assim propiciada uma renovação dos nossos valores e bases de segurança, que nos permita conjugar melhor a nossa energia ativa com a nossa recetividade emocional; e aplicá-las de forma concreta e construtiva.
Júpiter, o Nó Lunar Norte e Mercúrio também se encontram em Touro, o que resulta numa grande acentuação deste signo de Terra, apelando o uma maior valorização dos nossos recursos interiores e ao encontro da nossa estabilidade pessoal numa melhor harmonização com o fluxo da vida.
Estarmos em contacto com a Natureza pode ser uma excelente ajuda para desconstruirmos alguns padrões rígidos, apreciarmos mais as coisas simples e genuínas, valorizarmos mais a vida em geral, a nossa própria vida e a nós próprios. Afinal, redescobrir o amor pela vida alimenta o nosso amor-próprio.
Estas são algumas questões interessantes para colocarmo-nos nesta Lua Nova: “Baseamos o nosso senso de segurança maioritariamente em fatores externos ou internos?”, “O que mais valorizamos proporciona-nos bem-estar e paz interior?”, “Quais dos nossos valores estão desadequados e a precisar de renovação?”.