A Lua Nova de 17 de julho (às 19:32, no horário de Portugal) dá início a um novo ciclo lunar no domicílio da Lua, mais propriamente a 24°56’ de Caranguejo.
A Lua Nova em Caranguejo representa, genericamente, a oportunidade de iniciarmos um novo ciclo ao nível do modo como lidamos com os nossos sentimentos e nos relacionamos com o nosso mundo interior. Aqui incluem-se temas como a forma de ligação afetiva aos outros e de busca de nutrição e segurança emocionais, a gestão das nossas emoções e a atenção que damos à nossa vida interior.
A lunação ocorre em oposição a Plutão (em Capricórnio), trígono a Neptuno (em Peixes), sextil a Úrano (em Touro) e quadratura aos Nós Lunares (no eixo de Carneiro-Balança).
A ligação aos planetas transpessoais representa uma proposta de elevação da forma como encaramos a nossa dimensão emocional, que passa por substituirmos a sua utilização negativa (para fins de agressão ou manipulação dos outros) pelo recurso à nossa capacidade de sentir como meio de conexão connosco próprios, com as outras pessoas e os diversos planos da existência (do concreto aos mais subtis).
A Cruz em T, formada pela quadratura da lunação aos Nós Lunares (no eixo relacional) e saída em Capricórnio, remete para a necessidade de sermos maduros e responsáveis ao lidarmos com as nossas emoções e as emoções dos outros, no âmbito dos nossos relacionamentos e interações.
No sentido de definirmos os nossos objetivos para este ciclo lunar, podemos começar por perguntarmo-nos: “Que atenção damos à nossa vida interior e como lidamos com a nossa parte emocional?”.