Mercúrio transita em Virgem, desde 28 de julho, propiciando que direcionemos os nossos processos de pensamento, comunicação, aprendizagem e interação para questões concretas, privilegiando o raciocínio lógico, a análise crítica, o método, a técnica e a atenção ao detalhe.
Entre 23 de agosto e 15 de setembro, Mercúrio tem um período retrógrado no seu domicílio de Terra, que abrange o arco de 21°51’ a 8°00’ de Virgem.
Nos períodos de retrogradação de Mercúrio, as funções representadas por este planeta tornam-se menos espontâneas, verificando-se uma menor fluidez na comunicação e nos contactos interpessoais, pelo que, se diz comummente que estes são períodos pouco propícios para fazer negociações ou celebrar contratos; e em que podem ocorrer perturbações nos meios comunicação (desde os transportes aos sistemas informáticos). Por outro lado, o pensamento ganha profundidade e a aprendizagem pode ser mais estruturada.
Esse refrear dos movimentos e intercâmbios tem como objetivo fazer com que abrandemos e ritmo quotidiano, dediquemos mais tempo à reflexão e autoanálise e efetuemos uma revisão das nossas formas de expressão mental. Em Virgem, o período retrógrado de Mercúrio pede-nos para analisarmos a eficiência com que aplicamos a nossa energia mental e a utilidade prática das nossas formas de expressão, recorrendo à capacidade de introspeção e ao sentido crítico que esta posição de Mercúrio nos proporciona.
Mercúrio estacionário na passagem a movimento retrógrado, no dia 23 de agosto, faz conjunção a Marte, oposição a Neptuno e aspetos fluentes com a Lua e Úrano, propondo-nos que, ao longo deste período de revisão, conjuguemos a exigência e o rigor com o pragmatismo e a capacidade de adaptação a imprevistos.
Uma questão central, que pode orientar-nos durante este período de retrogradação de Mercúrio, é a seguinte: “Como podemos tornar a nossa comunicação, aprendizagem e interação mais eficientes?”.