O trabalho em regime freelancer é o trabalho por conta própria, que oferece flexibilidade, independência e a oportunidade de perseguires a tua paixão. Quantas vezes já equacionaste seguir esta via? O que te impede?
Antes de passarmos para as vantagens e as desvantagens de se trabalhar em regime freelancer, é importante que tenhas em consideração o que é que implica isto de trabalhar por conta própria.
Trabalhar em regime freelancer é saber estabelecer limites claros entre a vida profissional e a pessoal e ter cuidado para não deixar influenciar pelas muitas distrações presentes em casa.
É também ter em conta que, ser freelancer implica ser o próprio patrão, um desafio que exige um grande jogo de cintura em diversas situações. E mais, trabalhar em regime freelancer é saber promover o trabalho, construir uma marca pessoal forte e, determinar um nicho de mercado.
Passamos agora para os prós e os contras, ou as vantagens e desvantagens de se trabalhar como freelancer em Portugal:
Vantagens:
#1. Flexibilidade de Horários:
É inegável que uma das maiores e mais apreciadas vantagens de trabalhar em regime freelancer é a flexibilidade de horários.
São cada vez mais as pessoas que procuram um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e como a grande parte das empresas não se preocupa com isso, o trabalho freelancer acaba por se tornar a opção mais viável.
#2. Autonomia:
Tal como referimos em cima, ser freelancer é ser o seu próprio patrão, ora isso vai fazer com que sejas tu a ter o controlo total dos clientes e projetos. Tu decides o que queres ou não trabalhar, dando-te total autonomia e liberdade criativa. Parece um sonho, não é?
#3.Localização Geográfica:
Também o regime freelancer, traz a possibilidade de trabalhares onde quiseres. Seja em casa, no carro, na piscina, desde que tenhas acesso à internet e estejas onde te sintas bem a criar e a fazer o trabalho, está tudo bem! s
#4. Média Salarial
Bem, tal como és tu que decides que trabalhos ou não aceitas, isso também vai reflectir-se no salário ao final do mês, mas acima de tudo, dos teus serviços enquanto freelancer e da consistência deles. Aqui o importante para manter uma média salarial que te deixe confortável, é garantir que os teus clientes e o fee mensal são regulares.
Desvantagens:
#1. Precariedade:
Sim, é uma palavra feia, mas infelizmente é isto que acontece muito com os freelancers. A instabilidade financeira bate muitas vezes à porta dos freelancers por , em alguns casos, serem salários irregulares. A gestão financeira é muito importante nestes casos e pode trazer algumas incertezas.
#2. Falta de Benefícios:
A pior parte do regime freelancer é a falta de apoios e benefícios sociais. Geralmente não têm acesso a benefícios como seguro de saúde, férias pagas ou contribuições para a segurança social. E isso acaba por ser uma das maiores desvantagens no futuro.
#3. Instabilidade Profissional:
Aqui, tal como no ponto da precariedade, este regime traz alguma instabilidade financeira e pode traduzir-se em ansiedade e incertezas em relação ao futuro profissional. É necessário avaliar todos os riscos.
#4. Solidão
Há quem o veja como uma desvantagem ou vantagem, por isso deixamos isso ao vosso critério. Há quem goste de trabalhar sozinho, em casa e no seu ambiente de trabalho, ou quem prefira o escritório e lidar com colegas de trabalho. É tudo uma questão de perspetiva e pontos de vista.